Tendências do Marketing Digital

As 5 tendências do Marketing Digital foram discutidas na palestra de Steve Rubel, vice-presidente e diretor de insights da Edelman Digital, no evento Digital Age 2.0.

Steve Rubel falou sobre os novos rumos do marketing digital e o tema da sua palestra foi: “Para onde a tecnologia digital vai levar o marketing – entenda antes que seja tarde“.

Vamos às tendências do marketing digital:

1ª Tendência do marketing digital: Satisfação Garantida – independente da mídia utilizada, objetivo de uma empresa deve ser a satisfaçao do consumidor. Você pode utilizar diversas redes sociais, como o Orkut ou Twitter, escrever em blogs e outras ferramentas disponíveis, mas deve sempre escutar o consumidor e criar um relacionamento. Esteja preparado para agir rápido. Pense que dificilmente o novo consumidor utilizará o 08oo para se comunicar. Ele procura a sua empresa no meio que for mais adequado para si. E no momento em que ele faz essa busca é a hora do relacionamento, independente do canal de comunicação.

2ª Tendência do marketing digital: Reformulação das Mídias – de acordo com Steve Rubel, “tudo que o é social é mídia e tudo o que é mídia é social”. Nesse novo momento, veículos de comunicação surgem e saiem do mercado com facilidade. A barreira financeira para ser um veículo de mídia foi quebrada. A concorrência só aumenta. Por isso é preciso repensar como e onde é feito o investimento publicitário em mídia e como ele é medido e avaliado. As mensurações dos resultados precisam ser renovadas de acordo com as mudanças.

3ª Tendência do marketing digital: Menos é Mais – o importante é envolver as pessoas. Muitas vezes, quanto mais simples o canal de comunicação, mais envolvimento e diálogo pode haver com o consumidor.

4ª Tendência do marketing digital: Transforme funcionários em estrelas – ter na empresa funcionários empenhados a desenvolver e crescer junto com a empresa. É importante criar ferramentas para conectar os colaboradores com clientes e fornecedores. Rubel citou resultados de pesquisas onde uma pessoa precisa escutar a mesma mensagem de 4 ou 5 fontes diferentes para passar a acreditar nela. Mas as mensagens devem ser autênticas e para que elas se propaguem de forma saúdavel é importante dar liberdade aos funcionários para serem verdadeiros representantes da empresa nas redes sociais, mas com responsabilidade.

5ª Tendência do marketing digital: O poder da atração – “é muito melhor ser encontrado do que enviar informações e ofertas nas pessoas”, segundo Steve Rubel. Criar conteúdo é uma ótima forma de ser encontrado. Ao criar este conteúdo, seja no seu site ou redes sociais, pense nos leitores, mas principalmente, nos pesquisadores. Lembre-se do exemplo do Rubel, “as pessoas procuram por ‘dor de cabeça’ e não pode ‘aspirina’.

Essas são as têndencias do marketing digital apresentadas no Digital Age 2.0.

Por Flávio Horta – Gerente de Marketing – Media Factory

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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