Métricas: O que é? Como medir?

O que são métricas?

Segundo a Wikipédia: “Métricas web são um conjunto de parâmetros que mensuram a performance de um  website ou de uma campanha de publicidade no meio digital. Métricas são consideradas a parte vital de uma estratégia digital.”

Com as métricas identificamos a origem das visitas, cadastros e vendas que acontecem no seu site, independente do tipo de campanha digital que seja utilizada.

Como definir as métricas?

Antes de definir as métricas é necessário identificar os objetivos da empresa na internet, seja para seu website ou campanha, para criar os parâmetros mais adequados para analisar a performance.

As métricas tem que estar alinhadas aos objetivos da empresa na internet que podem ser: aumentar as visitas do site, converter visitantes em clientes, desempenho das campanhas digitais, vendas, entre outros, que são definidos de acordo com o objetivo de cada um.

Com os objetivos e métricas definidos será possível mensurar as ações que estão com melhor ROI (retorno sobre investimento) e identificar novas estratégias para outras com menos resultados efetivos.

É importante ter um objetivo, relevância do que está sendo medido e acompanhamento da performance das ações.

Ferramentas de métricas

As ferramentas para as métricas são os ad-servers e webanalytics. Os ad-serves são sistemas que fornecem informações sobre o desempenho de campanhas online. Os webanalytics são sistemas que analisam o comportamento do tráfego no site. Essas duas ferramentas integradas se complementam e ações com melhor ROI são identificadas, podendo assim identificar novas estratégias para as ações com menos resultados.

Exemplo de como as métricas podem ajudar no diagnóstico de uma ação:

– E-commerce: Você sabe o porque uma pessoa abandona um carrinho de compras e não conclui a transação? As ferramentas de ad-server e webanalytics apuram através das métricas qual o problema ocorrido e o porque essa compra não foi efetuada.

A integração das ferramentas de ad-server e webanalytics ajudam a empresa a conhecer os melhor os veículos, canais e peças para determinado produto/serviço, facilitando a gestão dos processos.

Importante: a empresa que utiliza de outras tecnologias como CRM deve também integrar ao processo, assim as informações seram mais efetivas.

This entry was posted in Tendências do Marketing Digital, Uncategorized by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

One thought on “Métricas: O que é? Como medir?

  1. Pingback: Métricas. Métricas? | Design Coletivo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s