Marketing Digital: “Retrospectiva 2009” e “O que esperar de 2010”

Retrospectiva 2009

Nem só de crise econômica e gripe suína vivenciamos o ano de 2009 .

Esse ano vi as palavras mashuptwitterfacebookwave, se proliferarem com intensa velocidade; ano de Susan Boyle, celebridade instantânea criada do youtube para o mundo; mandato do primeiro presidente negro dos EUA; palestras interessantes sobre redes sociais permearam o ano de 2009. Muitas delas sem conclusões, apenas uma certeza: todos querem surfar essa onda.

Se eu pudesse definir o ano de 2009, certamente não seria o ano do sim nem do não, mas do TALVEZ.

Ano probabilístico, onde cada um contribuiu e dividiu suas experiências em comum, para daí então chegar ao sucesso.

Criação de novos browsers, buscador novo para competir com o gigante Google. Alguém tinha que tentar, não é mesmo?

Ano do sucesso concretizado do Twitter e da sua “não-venda”; participação expressiva do Brasil na rede Facebook.

Ano de crescimento econômico sim senhor, contrariando a todas as estatísticas econômicas.

Preocupação com o meio ambiente, tema que certamente será cada vez mais recorrente.

Sim para o casamento entre Yahoo e Microsoft, Casas Bahia e Rede Pão de Açúcar.

Não para o cartesianismo e a exclusão de blogueiros/formadores de opinião em planos de mídia.

Enquetes, fóruns e posts somam-se a ferramentas de marketing já consagradas.

O que esperar do mundo digital em 2010?

Um uso mais maduro e consciente de redes sociais, maior preocupação com reputação digital, por parte das marcas.

Melhor aproveitamento do tempo (seu e dos outros, menos é mais?).

Menor rendimento criativo? ( momentos de crise costumam ser mais produtivos e criativos do que qualquer outro).

Maior inserção das classes D e E na web

Sensação de coletividade por conta da Copa do Mundo?

Aposto no amadurecimento de softwares de métricas como Comscore, Netratings, Analytics, etc

Novidades em links patrocinados, desenvolvimento na busca por imagens…

Crescimento em mobile marketing também parece uma aposta promissora.

Como disse anteriormente, não existe uma resposta certa. Esses são apenas alguns palpites que me vem a cabeça enquanto tento resumir esse ponto fora da curva, designado ano de 2009.

DÊ A SUA OPINIÃO SOBRE O QUE VAI ACONTECER NO MARKETING DIGITAL EM 2010. DEIXE UM COMENTÁRIO AQUI!

Por Camila Velloso, gerente de mídia online da Media Factory – Marketing Digital com foco em performance

This entry was posted in Uncategorized by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

One thought on “Marketing Digital: “Retrospectiva 2009” e “O que esperar de 2010”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s