Seguidores de celebridades são pouco influentes no Twitter

Influência, uma das palavras mais importantes do Twitter. A empresa Sysomos criou um ranking de autoridade para os twitteiros, podendo assim calcular o grau de influência. O ranking é calculado com base no número de seguidores, seguidos, atualizações e retweets, entre outras métricas, assim um perfil com mais autoridade tem mais influência.

Levando esse ranking em conta, a empresa descobriu que, apesar de muitos, a maior parte dos seguidores de celebridades do Twitter tem pouca ou nenhuma influência no microblog. A Sysomos toma como exemplo Ashton Kutcher (5 milhões de seguidores), Britney Spears (4,8 milhões) e Lady Gaga (4,4 milhões).

Já os seguidores de alguns veículos de mídia, por sua vez, têm muito mais influência que as grandes celebridades da mídia digital, com base nessa mesma escala de autoridade definida pela empresa, que varia de zero a dez.

Pela análise, 53,2% dos seguidores de Kutcher, um dos mais seguidos do twitter, têm influência um ou zero, sendo a autoridade média de 1,7; para Britney, esse porcentual é de 52% e, para a Lady Gaga, de 35,8%. Nos três perfis, a presença brasileira é significativa, contribuindo com 6,4% dos seguidores de Kutcher, 12,7% dos de Britney e 5,2% dos da Lady Gaga.

Os considerados especialistas em mídia social, possuem a maioria de sua audiência no Twitter com autoridade média, variando de 4 e 5. Diretor de Insights da Edelman Digital, Steve Rubel tem, por exemplo, 20% de seus 42 mil seguidores com autoridade 4, a mesma de 21% dos 139 mil seguidores do presidente da New Marketing Labs e coautor do livro “Trust Agents”, Chris Brogan.

Concluindo, a empresa diz que, embora o grande volume de seguidores das contas analisadas, elas se diferenciam pelo perfil de seus seguidores. Isso é mais um indicador de que é importante conhecer bem quem é seu público-alvo e quem poderia influenciá-los mais.

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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