Visando se transformar em um espaço não apenas de pesquisas, e assim acirrar a disputa com o Google, a Microsoft revelou, nesta última terça-feira (22/06), os novos recursos para o seu buscador, o Bing. A página foi reforçada com opções de entretenimento, que permitirá aos usuários assistira a programas de TV, jogar games e ouvir música – tudo sem precisar sair do site.
“A Microsoft vem tentando tornar o Bing uma página cada vez mais eficiente. Ela quer que seus usuários vivam dentro do seu motor de busca e não tenham de ir para outros sites, principalmente o Google. Quanto mais coisas você puder fazer dentro do Bing, é menos provável que você queira ‘passear’ em outro lugar, como o arqui-rival”, declarou Rob Enderle, analista do Enderle Group.“Essa disputa se tornou uma guerra. Só não estou muito certo se ela pode ficar ainda mais quente”.
A Microsoft tem trabalhado muito para reforçar o Bing, e além de focar na parte de entretenimento, uma das área de maior interesse dos usuários, a empresa também está olhando com atenção para outros setores, como saúde, viagens e compras.
“Os movimentos dessa semana foram uma bela estratégia para o Bing”, afirmou Dan Olds, analista da Gabriel Consulting Group. “Acho que esses novos recursos são boas escolhas em sua implantação inicial, especialmente na busca de vídeos. Com uma única pesquisa, os usuários podem ver as páginas em miniatura dos vídeos, que se relacionam com seus termos de busca. Além do mais, os internautas podem ver os vídeos sem sair da página do Bing, o que os ajuda a filtrar os resultados e encontrar exatamente o que precisam”.
Caso a Microsoft continue a inovar e executar bem tais novidades, ela poderá forçar o Google a responder com suas próprias inovações, se tornando algo bom para o mercado e para os usuários. “O Bing está dando mais um passo com os aperfeiçoamentos apresentados na última terça-feira. Espero ver uma série contínua de mudanças no centro nervoso da engine de buscas do Google e da Microsoft nos próximos anos, gerando concorrência também na experiência de buscas para dispositivos móveis”, disse Hadley Reynolds.
Apesar do forte investimento da Microsoft em Pesquisa & Desenvolvimento, e também em publicidade, o Bing ainda não teve um impacto suficientemente bom no mercado de buscas da web. Segundo um relatório da Hitwise, que monitora o tráfego online, a participação do Google neste setor atingiu 71% em abril último, um aumento de 2% em relação a março. O Bing está em terceiro lugar, atrás também do Yahoo, e viu seus números caírem em 2%, atingindo um share de 9,43% para o mesmo mês.