Quanto se gasta com o Google?

Um documento interno do Google obtido pela Advertising Age revela os gastos que grandes marcas realizaram com a publicidade no buscador.

O gráfico mostra os investimentos de grandes empresas em publicidade no Google durante o mês de junho. A BP, British Petroleum, destacada no gráfico, foi um exemplo de alto investimento.

O vazamento de petróleo no Golfo do México fez com que a BP utilizasse U$100 milhões com publicidade(especialmente na TV) para evitar algum tipo de perda ou prejuízo para a sua imagem. Depois desse investimento, a empresa passou a fazer o que quase não fazia antes, a compra de anúncios em resultados de pesquisa do Google.

Em um período de dois meses, a BP aumentou seus gastos com esse ramo de U$57 mil para U$3,6 milhões, entrando no ranking das empresas campeãs de gastos nesse ramo.

A BP está agora perto do Expedia (U$5.9 milhões) e da Amazon (U$5.8 milhões). A empresa gastou U$94 milhões em um ano (2009) em investimentos com publicidade contra U$78.7 milhões em apenas seis meses desse ano. Se a BP continuar nessa linha de gastos, é provável que o ramo de compra de anúncios on-line se torne a maior linha de propaganda da empresa, ultrapassando a TV.

Os dados obtidos mostram como o Google se tornou importante para o controle de reputação das marcas e empresas na batalha de opinião pública. A BP comprou uma série de termos e palavras associadas com o desastre no Golfo do México, como por exemplo “vazamento de óleo”, “vazamento” e “derramamento de óleo”.

De acordo com Will Margiloff, CEO da Innovation Interactive, “O Google se tornou o controle remoto do mundo; a TV não é mais a primeira parada” . O Google controla mais que 65% dos sites americanos de busca.


Fonte: Advertising Age

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Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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