Agregando cheiro ao digital

A tecnologia 3D já foi, para muitos, uma possibilidade longe de se concretizar. Hoje, temos o 3D disponível até em televisores domésticos e em canais abertos de televisão.

E quanto aos outros sentidos do corpo humano? Quando será possível, por exemplo, sentir o cheiro de alguma coisa enquanto assistimos TV? Esse parece ser um novo desenvolvimento que caminha por parte de uma pesquisa que está sendo realizada pelos japoneses.

O projeto em andamento proporcionaria uma experiência mais real para o telespectador ou usuário de internet por meio de um aparelho acoplado a TV ou computador, o qual liberaria os aromas de acordo com a programação que está sendo acompanhada.
O jornal Daily Mail divulgou que as sensações funcionariam em diversos tipo de programas da TV, como por exemplo os de gastronomia. Algumas idéias do funcionamento do projeto que o jornal forneceu foram:
– aroma de mar quando alguém estiver vendo fotos de viagem no computador;

– cheiro de comida quando o telespectador estiver acompanhando algum programa voltado para gastronomia;

– cheiro de algodão doce quando tiver propaganda de parque de diversão.
O aparelho gerador de aromas funcionaria como uma impressora, portando pequenas quantidades de material, e misturando-as para produzir uma grande gama de combinações.
A equipe que desenvolve o projeto já realizou testes para a construção do dispositivo. Primeiramente, uma impressora Canon foi comprada e adaptada para que “soltasse” 4 essências diferentes ao invés de tintas para impressão. Ao que tudo indica, os testes deram um bom resultado.
As essências experimentadas foram menta, grapefruit, canela, lavanda, maçã e baunilha. Os cheiros tem previsão de durar “duas respiradas”, para que o cheiro não fique impregnado no ambiente, e o telespectador possa “descansar” entre um cheiro e outro.

Testes com relação a fotos também estão sendo desenvolvidos. Se essa opção se tornar possível, poderá ajudar muito a publicidade: já pensou assistir um comercial de fast food com cheiro de hambúrguer em sua sala?

Fontes:
Olhar Digital
Daily Mail

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Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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