A utilização da Internet por Bancos

O Internet Banking vem trazendo muito mais conveniência e praticidade para a vida dos clientes, eliminando as longas filas e problemas ao telefone. Além disso, transações que surgem de última hora e têm urgência para efetivação deixaram de ser uma grande dor de cabeça como antigamente.

Dados do comScore revelaram que o Canada está no topo dos países que mais acessam Internet Banking, com uma alta penetração e aderência dos usuários. Os números mostraram que 2 entre 3 clientes de banco canadenses utilizam o online banking para acessar os serviços de seus bancos.

Seguindo o Canadá, Holanda e França estão respectivamente em segundo e terceiro lugares. O Brasil não apareceu no ranking.

Veja o quadro completo abaixo:

 

 

 

Se pararmos para analisar os resultados da pesquisa divulgada pelo comScore, temos um cenário bem diferente do esperado há uma década atrás, quando havia uma certa desconfiança por parte dos clientes de banco em relação ao uso de serviços online. Dentre as desconfianças dos clientes pela opção, a maior preocupação é a segurança.

Além dos bancos se preocuparem com sua própria segurança (uma invasão de conta não prejudica somente o roubado, mas também o banco), o atendimento a maior preocupação dos clientes vem sendo tratado com bastante cuidado. Prova disso são as inúmeras técnicas aplicadas na hora de digitar senhas, gerar códigos e autenticar usuários quando se acessa o Internet Banking. O investimento na tecnologia de segurança é algo que não para, e os benefícios para clientes se refletem nos números, que mostram crescimento favorável ao acesso online nesse tipo de serviço.

Outro tipo de acesso que não pode ser descartado hoje é o mobile banking, intitulado também de “smart-banking” pelo banco Citybank. O acesso as contas e efetivação de transações estão sim disponíveis nos aparelhos móveis. Um exemplo atual seria o Ipad.

O Ipad, gadget da gigante Apple, possui aplicativos completos para o acesso a Internet Banking. Em paralelo, a aplicação dos serviços do banco na internet móvel exige testes e alto custo de pesquisa. Mas o feedback dos consumidores é positivo. Além disso, a maioria concorda com o investimento dos bancos na implementação do acesso on-line em novas tecnologias.

A fórmula para o sucesso do bancos é a pesquisa, desenvolvimento e implementação do funcionamento de on-line banking. O banco que executar as três fases e trouxer uma solução boa e segura para o cliente, ganha.

Fontes: Penn Olson

This entry was posted in Gadget, Internet Móvel, Perfil dos consumidores and tagged , , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

2 thoughts on “A utilização da Internet por Bancos

  1. Pingback: Notificações de vulnerabilidade na Web aumentam no 1º trimestre de 2011 | Tudo sobre Marketing Digital

  2. Pingback: Consumidores brasileiros se adaptam a mobilidade | Tudo sobre Marketing Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s