Atividade no Facebook

Já está mais que provado que os internautas passam horas on-line navegando em suas redes sociais. Uma das redes mais populares, rainha das atenções dos usuários e das empresas e anunciantes é o Facebook.

Mas, como é que funciona a atividade dos adeptos ao Facebook? Quais os hábitos que eles tem em relação a rede? Qual o horário com maior atividade?

A Vitrue, realizou um estudo visando analisar como é que a atividade funciona na rede. A pesquisa aconteceu entre os meses de Agosto (2007) e Outubro (2010), com reunindo para a análise:

– 1,500 canais de empresas no Facebook;

– mais de 1,64 milhões de posts;

– 7,56 milhões de comentários.

Os botões de “compartilhar” e “curtir” não foram incluídos na análise.

Os resultados de destaque foram:

– Os picos de acesso ocorrem durante os dias de semana em três horários: 11:00hs, 15:00hs e 20:00hs;

– O pico mais alto de acesso ocorre as 15:00hs;

– Os acessos em dias de semana são constantes, com destaque para as quartas-feiras, as 15:00hs, que representam o pico semanal;

– Os perfis que são “fãs” de páginas, apresentam uma atividade mais baixa aos domingos em comparação aos outros dias;

Posts publicados pela manhã reúnem mais atividade

Como visto acima, a maioria da atividade acontece as 15:00hs. Mesmo assim, o estudo indicou que as atividades realizadas pela manhã são as que têm maior interação durante o resto do dia. A Vitrue indicou que os posts adicionados logo cedo tem 39.7% a mais de atividade do que os adicionados durante a tarde.

Em relação ao tempo que se leva para seu post se tornar ativo, os dados revelam que os primeiros quinze minutos após a postagem são os mais movimentados (comentados, curtidos, compartilhados..), deixando a meia hora final em segundo lugar.

O site Mashable fez um comentário muito interessante a respeito dos dados recolhidos sobre os primeiros quinze minutos de interação. Eles observaram que quando há um compromisso ou reunião, as pessoas tendem a ter intervalos programados. Os minutinhos que representam o tempo livre dos usuários, que provavelmente se conectarão ao Facebook, abrem espaço para uma olhada mais rápida na rede, que de cara mostrará os posts mais recentes, empurrando os antigos para páginas anteriores, que muitas vezes exigem tempo indisponível no dia-a-dia dos adeptos.

As informações recolhidas nesse estudo podem ajudar as empresas a aplicar suas mensagens, promoções e comentários de forma mais certeira.

Em relação aos próprios usuários, lembrem-se de procurar checar os picos antes de divulgar uma informação importante ou tentar brincar com seus amigos. Boa diversão 😉

Fontes:

Mashable

Vitrue

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

2 thoughts on “Atividade no Facebook

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