Marketing B2B e Mídias Sociais

A utilização das mídias sociais para um marketing efetivo no B2C já passou por todas as fases experimentais, tendenciosas, efetivas e é hoje uma fórmula de sucesso. Prova disso são os vários cases de sucesso, que ilustram o quão necessária é a utilização das mídias sociais para atingir o consumidor.

 

É possível afirmar que ainda existe uma grande gama de idéias e inovações aparecendo a cada dia. As aplicações corporativas das mídias sociais no B2C são tantas, que fica difícil citá-las com precisão. O leque de opções envolve por exemplo testes de aceitação de produtos, diversos tipos de divulgação, promoções, informativos e campanhas. Lembrando que o custo de marketing nessa área é na maioria dos casos inferior a outras mídias.

 

Mas e o marketing B2B nas mídias sociais? Funciona?

Há quem diga que o marketing B2B passará na frente do B2C nas mídias sociais, mas vamos com calma.

A utilização do marketing B2B nas redes ainda pode ser considerada em fase de teste. Ao mesmo tempo, o caminho já parece promissor, em pouco tempo surgiram alguns exemplos de sucesso, como o caso da Boeing.

 

O exemplo da Boeing

A empresa conquistou a fórmula de sucesso no marketing B2B mesclando um posicionamento pessoal e blog corporativo.

Criado em 2005, o blog entitulado Randy’s Journal, era alimentado com conteúdo gerado pelo vice presidente da empresa, Randy Baseler. A iniciativa de envolver uma pessoa real em um blog representado pela grande empresa, despertou tanto interesse, que em 2 anos de existência, a página recebeu por volta de 500 mil visitas.

No dia em que Randy anunciou sua aposentadoria da empresa, 73 pessoas comentaram no post informativo todas desejando as melhores vibrações para o executivo.

 

Blogs, redes sociais e B2B

Até o momento, os blogs corporativos têm se mostrado o melhor caminho para o sucesso no marketing B2B. A ferramenta permite entre outras coisas, que tendências, estratégias e visões de certa empresa, sejam de fácil acesso aos seus futuros clientes/parceiros.

No caso das redes sociais, é importante lembrar que os usuários/consumidores são formadores de opinião, esse poder pode ser também aplicado no B2B, servindo de estratégia em projetos de médio e longo prazo das empresas.

 

Para entender alguns números e expectativas do marketing B2B nas mídias sociais, acompanhe um breve resumo que a Media Factory preparou para você.

 

E…por falar em redes, você já está participando do nosso Concurso Cultural do Facebook?

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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