Comentários nas redes sociais podem custar seu emprego

Zelosas por sua imagem e segurança, as empresas estão cada vez mais atentas ao que funcionários e candidatos publicam sobre suas marcas nas redes sociais. Infelizmente, muitas pessoas escorregam nos comentários e as demissões por comportamento inadequado nas redes sociais vem se tornando cada vez mais comuns.

As empresas normalmente fazem o gerenciamento da reputação e segurança de suas imagens nas redes sociais e qualquer comentário negativo ou pejorativo, mesmo que implicitamente, podem causar uma grande repercussão. Portanto, toda pessoa que trabalha deve tomar muito cuidado ao citar o nome de sua empregadora. A Media Factory separou alguns dos erros comportamentais que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis online de seus empregados:

1- Postar comentários negativos sobre o trabalho ou a empresa: Pode parecer óbvio, mas para muitas pessoas não é. Alguns membros do Facebook sentem a necessidade de espalhar para amigos e parentes suas opniões sobre o trabalho ou sobre seus colegas de escritório, tudo sob a impressão de que seus perfis permanecem privados. Os usuários precisam estar mais conscientes não apenas sobre as configurações de privacidade, mas sobre guardar as opiniões relacionadas ao trabalho com eles mesmos.

2- Defendendo seu empregador em uma discussão online: Embora seja o oposto da mancada número um, esta também pode ser desastrosa. Isso porque, mesmo que pense que o que está dizendo é correto a informação que você publicar pode ser imprecisa ou incorreta e pode até prejudicar a empresa. Os usuários precisam se controlar e jamais agir por impulso. A atitude ideal é encaminhar a ocorrência para o empregador e deixar que ele resolva o problema.

3- Comentar questões privadas da empresa em fóruns públicos: Então sua empresa está para comprar outra e há rumores sobre demissões? Guarde essa informação para si. Publicar esse tipo de informação no Facebook ou no Twitter é quase tão ruim quanto falar à imprensa sobre o assunto. Mesmo que você pense estar falando apenas para pessoas próximas, não há como saber onde a informação irá parar. Portanto, jamais exponha informações que ainda não foram levadas a público.

4- Oferecer muita informação sobre sua vida pessoal e atividades de lazer: Cuidado com o que você fala de sua vida pessoal principalmente se você estiver em algum processo seletivo para um futuro emprego. Hoje em dia, muitas empresas monitoram o que seus futuros funcionários divulgam e comentam nas redes socais.

5- Publicar fotos de gosto duvidoso: As fotos e as informações pessoais que você publica podem não ser tão ofensivas, mas provavelmente é uma boa ideia mantê-las afastadas das redes sociais, assim como os comentários sobre sua vida pessoal que poderiam levar um empregador a fazer um julgamento negativo sobre você. Quando usa redes sociais, você quer mostrar sua melhor imagem. Da próxima vez que postar alguma coisa, pergunte a si mesmo se é algo que qualquer um possa ver.

Para mais dicas de como utilizar as redes sociais a seu favor, siga a Media Factory no Twitter. Acompanhe novidades também no Facebook.

Anúncios
This entry was posted in Uncategorized by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

One thought on “Comentários nas redes sociais podem custar seu emprego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s