Será que o fim do Orkut está próximo?

Novo sistema de agregação de redes sociais do Google pode colocar um ponto final no serviço mais popular do Brasil.

O Orkut como conhecemos pode acabar. Kevin Rose, fundador do serviço Digg, afirmou em seu Twitter que possui fontes confiáveis de que uma nova rede social está sendo desenvolvida para competir com o Facebook e será lançada pelo Google entre o fim desse ano ano e inicio de 2011. Esta rede social agregaria todos os serviços sociais da empresa, incluindo o nosso querido Orkut, colocando um ponto final na dispersão de funcionalidades. O Google, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, tentaria então obter a parcela do mercado que hoje é dominado pelo Facebook (detentor de 400 milhões de usuários ao redor do mundo).

Kevin Rose é conhecido por sempre divulgar rumores que tornam-se reais no futuro. Segundo suas previsões, o Google estaria desenvolvendo um novo modelo de sociabilização pela internet. O tweet dele diz: “OK, umm, huge rumor: Google to launch facebook competitor very soon Google Me, very credible source” (em português: “Hmm, fontes confiáveis dizem que muito em breve a Google lançará um concorrente para o Facebook, o Google Me”. Este novo recurso não assustaria os usuários brasileiros, se não fosse por um pequeno detalhe: no Gmail americano já não estão mais vinculando o link direto para as contas do Orkut. O que isso quer dizer? Por enquanto são apenas especulações, mas ao que tudo indica, o Google Me fará com que o Orkut seja encerrado.

O que a imprensa norte-americana está imaginando é que, com isso, a Google agregue vários recursos que já estão sendo utilizados há algum tempo, mas por usuários muito esparsos. Por exemplo: levando em consideração que todos os usuários do Gmail (mais de 200 milhões) já possuem o Buzz e que 100 milhões acessam o Orkut, o Google Me (que seria automaticamente implantado, assim como o Buzz) já iniciaria suas atividades com mais da metade do número de adeptos do grande rival Facebook. Se os boatos forem confirmados, é possível que o Google esteja assinando sua sentença de morte no mundo das redes sociais. De um lado estão os usuários brasileiros que já são acostumados com o formato atual do Orkut e não parecem demonstrar sinais de satisfação com a possibilidade do fim. Do outro lado, estão os norte-americanos que não conseguem se acostumar às falhas da manutenção na privacidade da rede social. O Google tem acesso a muitas informações relacionadas aos usuários e o medo de um vazamento de dados faz com que muitos sejam avessos a uma rede social anexada ao e-mail pessoal.

Independente da origem do usuário, todos esperam ansiosamente por informações oficiais dos engenheiros do Google. Não se sabe se as alterações serão impostas a todos, se usuários do Gmail serão colocados no Google Me automaticamente, nem quais serviços serão agregados. Mas a retirada do Orkut dos links nativos do Gmail e o tweet de Kevin Rose fazem com que os boatos corram ainda mais rápido. E você, acha que, caso as informações se concretizem, é possível que os usuários brasileiros migrem sem problemas para esta nova rede social? Ou o fim do Orkut fará com que todos partam em busca do Facebook?

Anúncios
This entry was posted in Novas Mídias, Redes Sociais, Sobre o marketing digital, tecnologia by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

4 thoughts on “Será que o fim do Orkut está próximo?

  1. Eu acho que deveria haver um tipo de teste cultural antes de se permitir o ingresso em qualquer rede social. Assim estaríamos livres de sermos “vítimas” da maldita inclusão digital, que cria sites como o “pérolas do orkut”…

  2. Tem gente que simplesmente não se acostuma com a interface e a mecânica do Facebook. No entanto, a migração já é uma realidade, principalmente depois da explosão do Farmville e outros jogos sociais no Brasil. Agora, quanto aos usuários que permanecerem no Orkut até o apagar das luzes, acredito que o que quer que seja lançado com a chancela do Google atrairá os usuários dessa mídia naturalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s