10 dicas para mensurar sua eficiência nas redes sociais

Muitos acreditam que criar uma campanha nas redes sociais é uma das coisas mais simples do mundo. Claro que esse pensamento é um grande equívoco. Utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing é mais complicado do que aparenta, principalmente quando falamos em mensuração de resultados e produção de engajamento. Pensando nisso, o site Social Times publicou recentemente 10 dicas eficientes que devem ser observadas de perto pelas empresas e pessoas que querem se tornar referência nas redes, para mensurar com eficiência o retorno de uma campanha e replanejá-la sempre que necessário:

 

1. Estratégias pontuais

Parece óbvio, mas muitas campanhas são realizadas sem um planejamento estratégico bem formulado. Não basta criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam. É preciso ter um plano estruturado. Conheça as ferramentas, entenda o que elas podem proporcionar, gere conteúdo interessante e relevante que tenha relação direta com sua marca e possa agregar valor aos produtos e serviços que você oferece, e principalmente, crie vínculos com o público para que haja engajamento.

2. Impacto da informação

Você está sendo ouvido? É importante ter feedback do público quando se trabalha com redes sociais. Se não há interação, algo está errado. Qualquer tipo de resposta é importante para comprovar que a informação veiculada está sendo recebida. Caso contrário, as estratégias precisam ser revisadas e reformuladas, permitindo atrair e incentivar movimentação e atividades.

3. Respostas relevantes

Não bastam apenas as respostas aleatórias, precisamos de respostas relevantes. Sua mídia não será muito social se não for capaz de obter o engajamento das pessoas. É preciso adquirir interação de qualidade com perguntas, sugestões e discussões sobre o que é abordado em suas redes. Muita gente pode ler o conteúdo disponibilizado, mas o que torna aquilo realmente interessante é a interatividade.

4. Interatividade útil

Os comentários estão agregando valor? É sempre bom receber um “excelente artigo”, mas isso não prova que o impacto da informação foi realmente positivo. O conteúdo deve gerar discussão, portanto, encorajar o público com perguntas que precisam de uma resposta ajudam a melhorar a interatividade.

5. Aumento de seguidores

O aumento de seguidores é uma espécie de termômetro para mensurar a relevância do conteúdo. Se está crescendo a cada dia, significa que o conteúdo é interessante e atrai o público. Caso contrário, deve estar chato ou não atende as expectativas do público-alvo. Preocupe-se em buscar novos seguidores sempre, mas saiba segmentar. Conseguir um número enorme de pessoas aleatórios não é sinônimo de qualidade.

6. Compartilhamento de conteúdo

Quando seu conteúdo começa a ser compartilhado nas redes tenha certeza de que está indo pelo caminho certo. O público sente necessidade de compartilhar com seus amigos e seguidores aquilo que acham importante.

7. Menções

As menções comprovam que você está se tornando um ponto de referência sobre o assunto que aborda em suas redes sociais. Esse reconhecimento é ótimo, pois mostra que seus objetivos estão sendo alcançados. Mas tome cuidado! Isso também significa que você é, de certa forma, um formador de opinião. Evite deslizes e procure manter uma postura informativa.

8. Comentários negativos

Os comentários negativos acontecem, é inevitável. Mas isso é bom! Com base neles você pode melhorar o seu conteúdo e a sua abordagem nas redes sociais. Seja paciente e compreensivo, busque alternativas e soluções e, principalmente, interaja com quem comentou. Se conseguir satisfazer essa pessoa mostrando pró-atividade e atenção, tenha a certeza de que terá um seguidor fiel.

9. Taxa de cliques

Se você veicula anúncios, é essencial monitorá-los para saber como eles atingem os visitantes. Quando clicam nos anúncios, estão demonstrando interesse e podem fornecer informações importantes sobre o que você deve ou não veicular. Seus anúncios são uma boa fonte de informação para elaborar o seu marketing.

10. Qualidade dos seguidores

As pessoas conectadas a você ou que o seguem devem ter, preferencialmente, uma boa rede de seguidores, e ser bastante participativas e comunicativas. Se participarem de um grupo ou comunidade referente aos temas que você aborda nas suas redes, melhor ainda! Essas pessoas podem ser formadoras de opinião também e suas atividades contribuem para o crescimento de suas propriedades.

 

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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