Diaspora: Um Facebook de código aberto

 

Uma palestra sobre como as Redes Sociais fechadas tinham pouco respeito pelos dados de seus usuários, incentivou um pequeno grupo de cinco estudantes da Universidade de Nova York a iniciar um novo projeto que batizaram de Diaspora.

Esse projeto nada mais é que uma rede social aberta, que fornece aos seus usuários pleno controle sobre as informações que decidem compartilhar. Tudo o que entra no site, por exemplo, é antes criptografado. Baseando-se no Facebook para programar a interface, o Diaspora visa descentralizar o mercado de redes sociais e inovar sua produção de conteúdo. A crise de privacidade que atingiu o Facebook no meio deste ano, fez com que a idéia ganhasse destaque e fosse impulsionada, garantindo um valioso número de investidores e interessados na novidade.

 

Cadastrados no Kickstarter, aplicativo que ajuda no financiamento de obras com doações de sua comunidade, conseguiram um financiamento inicial de US$200 mil para a realização do projeto. Até mesmo o “concorrente” Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, fez uma doação mostrando interesse no projeto. O Diaspora já está no ar e como prometido por seus criadores disponibilizou o código da rede inteiramente aberto para que desenvolvedores possam criar, adicionar ou até mesmo apagar ferramentas e características da rede, tornando-a a primeira rede completamente colaborativa da web.

Para conhecer mais o Diaspora, visite o blog oficial da iniciativa. Caso tenha idéias ou sugestões, não deixe de participar da criação dessa rede!

Anúncios
This entry was posted in Novas Mídias, Redes Sociais and tagged , , , , , , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

One thought on “Diaspora: Um Facebook de código aberto

  1. Pingback: Concurso Cultural – Startups | Tudo sobre Marketing Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s