Advergames: Uma nova ferramenta para a publicidade online

Sabemos que o marketing digital está em crescente desenvolvimento e evolução. A internet estreita o relacionamento entre os consumidores e as marcas por meio de uma comunicação quase pessoal realizada em redes sociais. Os banners e rich-medias são de grande valia por atraírem a atenção dos usuários com muita criatividade e conteúdo estritamente interativo. Mas ainda faltam estratégias online mais eficientes que ultrapassem a interatividade e alcancem o potencial de diversão, emoção e necessidade.

Os advergames (ou games publicitários) surgem como uma das principais ferramentas que possibilitam esse avanço na interação com o usuário. O mercado de jogos é o que mais cresce em entretenimento online, dando uma abertura para as marcas investirem em interatividade e diversão para seus consumidores.

Na prática, é possível imergir o público em uma realidade virtual onde cada objeto, sinalização e componente façam referência a uma marca ou empresa. Também é possível criar enredos que envolvam produtos e serviços de uma forma leve e dinâmica, que não cansa os jogadores. E claro, o personagem principal é o consumidor-jogador, que precisa conviver e aprender sobre tudo o que é exposto nesse ambiente para superar os obstáculos e vencer os desafios. Os games favorecem um contato completo com a marca e seus produtos de uma forma lúdica e direta.

Além disso, os advergames conseguem resolver todos os problemas da equação do marketing moderno, conhecida por 4Es (Entretenimento, envolvimento, engajamento e emoção). E tem mais: alguns games podem ser adaptados e transferidos para plataformas móveis, ampliando o impacto.

Marcas visionárias como a Cartoon Network e Pepsi já exploram esse conceito há muitos anos. A Pepsi, uma das pioneiras no desenvolvimento dessa ferramenta, elaborou ainda na metade da década de 90 o game “Pepsiman” para o PlayStaion 1. Super herói das campanhas japonesas cheio de sede, o Pepsiman passava por perigosos lugares em uma corrida frenética para alcançar a máquina de Pepsi do outro lado da cidade. O Pepsiman também fez participação no game Fighting Vipers, sendo um personagem especial que ganhava uma Pepsi sempre que vencia a luta.

Já a Cartoon Network criou um portal com games de diversos gêneros com os principais personagens de seus desenhos. Aventura, ação, esportes, puzzles e até mesmo jogos de estratégia, ficam disponíveis no site oficial da marca desde 1996. Sempre que há uma nova atração, há novos games para divulgá-las.

Os advergames possuem um incrível potencial e podem gerar um retorno incrível. Basta ter criatividade e saber envolver o público-alvo da forma correta.

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

2 thoughts on “Advergames: Uma nova ferramenta para a publicidade online

  1. Muito bom o texto e assunto abordados.
    Creio que os games seja um dos caminhos que utilizaremos como forma de promoção na internet. Mas também acho que o Brasil ainda engatinha nesse sentido.
    Que venha 2011 com muita inovação em marketing e comunicação digital!

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