Monitoramento: Estão falando da minha marca, e agora?

Ainda é difícil para a maioria das marcas realizar um monitoramento eficiente de tudo o que falam sobre elas nas mídias sociais. Mais difícil é saber o que fazer com os resultados obtidos com isso.

Antes de mais nada, deve-se entender qual é a importância do monitoramento na web. Acompanhar de perto o que acontece no meio digital pode ajudar as marcas a conhecer melhor os usuários, seus hábitos de utilização e consequentemente, seu nível de engajamento baseando-se no volume de informação que circula nas redes. Mas isso é só a primeira parte de qualquer estratégia em mídias sociais. O monitoramento também ajuda a mensurar o retorno sobre investimentos e é vital para planejar ações que impulsionem as vendas. Mas o que é preciso fazer para chegar a esse resultado? Veja:

1. Decida onde monitorar: Defina seu público-alvo. Sabendo que grupo de pessoas você quer atingir, fica mais fácil encontrá-lo. É essencial estar onde essas pessoas estão em tempo integral, interagindo ativamente para estreitar a comunicação a um nível quase pessoal.

2. Decida o que monitorar: O monitoramento é baseado em palavras-chave. Defina quais termos tem relação com a sua marca  e acompanhe tudo o que falam sobre eles. Uma boa ferramenta para isso é o Google Alerts, que envia diariamente ao seu e-mail tudo o que envolve as palavras-chave que você escolheu.

3. Priorize: Nas redes sociais, todo mundo fala sobre tudo e todos. Saiba definir o que é relevante para sua marca. Podem cita-la, mas nem sempre a informação é útil, portanto, ignore aquilo que não faz diferença.

4. Desenvolva um plano: Criar uma rotina de monitoramento é essencial. Mantenha o relacionamento com o cliente e tenha um plano de gerenciamento de crises. Todas as menções, sejam elas positivas ou negativas, devem ser respondidas.

5. Envolva outros: O fluxo de informação é enorme e rápido e o pior que você pode fazer é ignorar seu seguidor. É importante ter mais de uma pessoa envolvida no monitoramento para nada passar despercebido. O ideal é ter uma equipe em tempo integral dedicada a isso.

6. Ouça primeiro: Ouça as necessidades do seu público e o que andam falando a respeito para não errar na hora de divulgar a sua marca.

7. Inbound X Outbound: O inbound é o seu feedback para o consumidor. Ele procurou e você deve dar retorno o mais rápido possível. Já o outbound  é o número de mensagens pró-ativas da sua marca. Quando você entra em alguma discussão ou divulga nas redes sociais alguma novidade da empresa, está aumentando a divulgação, gerando conteúdo e elevando a presença digital.

Se um consumidor estiver procurando conteúdos especificos sobre sua marca e/ou produtos e serviços que ela oferece, achará as mensagens outbound. Procure responder a todas as inbounds e gerar o maior número de outbounds possíveis.

8. Construa relacionamentos: Conheça seu ponto de vista antes de qualquer coisa. Crie relacionamentos em sua área de atuação procurando formadores de opinião influentes nesse mercado e crie vínculos sem ser evasivo.

9. Selecione ferramentas que correspondam a sua estratégia: À partir da estratégia que você traçou, busque a ferramenta que atende melhor as suas necessidades.

Realizando esses procedimentos, a marca ganha boa visibilidade na internet e sua reputação digital melhora consideravelmente. Os dados gerados pelo monitoramento podem ser valiosos e podem ser utilizadas para definir oportunidades e ameaças, o que agrada ou não os consumidores, que tipo de ações podem ser feitas para aumentar as vendas, entre diversas outras possibilidades. Fique atento! As mídias sociais não são uma moda e podem fornecer gratuitamente mais informações que uma cara pesquisa elaborada.

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

3 thoughts on “Monitoramento: Estão falando da minha marca, e agora?

    • Existem diversas ferramentas para monitorar cada uma das redes sociais, como o http://www.twittercounter.com e as estatísticas fornecidas pelo próprio Facebook. Caso tenha dúvidas sobre alguma rede específica, nos procure pelo Twitter (www.twitter.com/mfwebmarketing) e tentaremos lhe ajudar em tempo real. 😉

  1. Pingback: Você sabe o que é serviço em “nuvem”? | Tudo sobre Marketing Digital

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