Mobile Marketing: Realidade ou Futuro?

Na década de 90 ter um telefone celular era, quase sempre, uma questão de status. O interesse ia muito além da funcionalidade. Os usuários eram poucos e os aparelhos escassos, completamente diferente dos dias de hoje. Ninguém imaginava que o telefone celular se transformaria, em pouco mais de dez anos, em uma ferramenta muito mais abrangente e interessante, ultrapassando os limites da telefonia móvel e se adequando como uma ferramenta multimídia que está revolucionando os hábitos culturais das novas gerações.

A internet móvel e os aplicativos interativos agregados aos cada vez mais modernos aparelhos celulares também mudaram o pensamento corporativo. Hoje, ter um telefone móvel para a grande maioria da população é quase tão essencial quanto ter dinheiro na carteira, ou as chaves para entrar em casa. Ou seja, todos tem ou desejam ter um aparelho celular, o que abre a possibilidade da criação de publicidade sob demanda e ampliar os investimentos em mobile marketing.

Atualmente, o mobile marketing já é uma realidade mundo afora. Americanos, europeus e asiáticos são os que mais se destacam nesse segmento. Uma pesquisa realizada pela Opera Telecom mostrou que a taxa de sucesso de campanhas que utilizam o mobile marketing chega a 25% contra 1,5% dos meios convencionais de marketing. A pesquisa também revela que em um mesmo período de tempo, são enviadas mais mensagens SMS do que e-mails. Além disso, 94% das mensagens são lidas efetivamente e 75% são lidas na hora. A pesquisa ainda sugere que cerca de 66% dos consumidores lembram-se das campanhas de marketing recebidas via mobile, e 36% afirmam consumir produtos caso tenham recebido propagandas no celular.

No Brasil, o mobile marketing ainda está em fase de introdução e testes, começando a mexer com a cabeça das agências de propaganda. Em São Paulo, uma ação do Shopping Vila Olímpia para a campanha de Natal mostrou que criatividade não falta para nossos publicitários. Por meio de uma plataforma que emitia conteúdo para telefones celulares utilizando a tecnologia Bluetooth, o shopping enviou cupons que davam isenção para o estacionamento e ingressos de cinema.

Como podemos ver, o mobile marketing já é uma realidade, mas ainda não teve todo o seu potencial alcançado. Ainda existem muitas possibilidades nesse nicho de comunicação que não foram exploradas e a constante evolução tecnológica deve abrir novas oportunidades. Em um futuro próximo, campanhas com foco inteiramente mobile serão mais comuns. Portanto, é importante que um profissional de marketing digital deve ficar sempre atento às novidades desse segmento.

This entry was posted in Ações de Marketing Digital, Ferramentas de marketing digital, Internet Móvel and tagged , , , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

3 thoughts on “Mobile Marketing: Realidade ou Futuro?

  1. O profissional deve estar atendo pois já é uma realidade. Vemos que as campanhas já existentes dão resultado e o público aprova.
    Citei no gabrielcorreas.blogspot sobre fatos reais que eram considerados tendências alguns meses atrás. Parabéns pelo artigo!

  2. Pingback: Mobile Marketing: Realidade ou Futuro? | plataform

  3. Pingback: Consumidores brasileiros se adaptam a mobilidade | Tudo sobre Marketing Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s