Como investir em marketing digital em 2011

O ano de 2010 foi um ano de recordes na internet brasileira. O número de internautas no país ultrapassou os 80 milhões, o equivalente à população inteira da Alemanha ou duas vezes a da Argentina. O e-commerce fechou o ano com faturamento de R$ 15 bilhões e 40% de crescimento em relação a 2009, um dos maiores números já registrados. Já os sites de compras coletivas tornaram-se um fenômeno junto ao Facebook, responsável por uma enorme migração  de usuários do Orkut para o novo queridinho dos brasileiros.

Por sua vez, as empresas entenderam que o marketing digital é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado, fazendo com que passassem a destinar uma parcela maior do orçamento de marketing para o meio digital. Hoje, cerca de 10% da verba publicitária é investida nesse meio. Veja abaixo alguns dados de uma pesquisa realizada pela ComScore, que mostra a evolução do marketing online no Brasil:

– Cerca de 94% dos internautas Brasileiros, que acessam sites de e-commerce acabam efetuando a compra ;
– Consumidores acessam a internet em média três vezes para pesquisar o produto que pretendem comprar;
– Na nova classe média digital da América Latina, 33% das mulheres preferem internet à TV;
– 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais para divulgar seus produtos e serviços;
– Para 25% dos usuários, as redes sociais ajudam na decisão de compra.

Diante desses resultados podemos concluir que investir em marketing digital em 2011 deixou de ser uma questão de “se” (no sentido de “valer a pena”) e passou a ser uma realidade necessária e disponível a todos. Essa mudança de postura no mercado também influenciará grandes mudanças nos setores de atuação deste segmento. Veja o que tende a acontecer no decorrer do ano:

e-Commerce: As plataformas de e-commerce estarão cada vez mais acessíveis, seguras e com vários recursos para administração, controle de estoque, vendas e formas de pagamento. O desafio atual para o sucesso no comércio eletrônico está no atendimento, logística (tanto na entrega quanto na devolução e troca de mercadorias) e segmentação.

Publicidade Online: Com o investimento de mais e mais empresas a cada dia e a intensificação da presença de marcas na internet, aumenta-se a concorrência, o que é ótimo para a publicidade online. Buscando conquistar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas, as empresas tendem a investir mais em planejamentos de mídia bem estruturados, aprimoramento de ferramentas, ações promocionais e muita propaganda. Entretanto, isso não quer dizer necessariamente que haverá um aumento de verba disponível para o marketing digital. Portanto, é importante buscar formas criativas de utilizar ferramentas já tradicionais, como links patrocinados e otimização de e-mail marketing.

Redes Socias: As redes sociais já se tornaram quase obrigatórias entre as empresas. O ano de 2011 servirá para otimizar a utilização dessas ferramentas e estreitar cada vez mais o relacionamento entre consumidores e marcas. Para tanto, as empresas precisarão conhecer profundamente seus públicos-alvo e a forma como eles interagem em cada rede social.

Mobile: A popularização dos smartphones com conexão à internet e os tablets inteligentes abrem espaço para novas formas de publicidade. como aplicativos e games publicitários.

Com diversas mudanças e novidades, o mercado de trabalho também passará por mutações. Ainda faltam profissionais qualificados para trabalhar com internet de forma completa e eficiente, assim como faltam cursos que qualifiquem profissionais para essa área de atuação. Novas oportunidades aparecerão para aqueles que estiverem atualizados e acompanhando o desenvolvimento do meio digital. Você está preparado?

 

Fonte:  MagoWeb

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2 thoughts on “Como investir em marketing digital em 2011

  1. Muito explicativo esse artigo.
    É preciso muito preparo para trabalhar com e-commerce.
    Além de todo o conhecimento necessário para gerenciar a loja virtual, é preciso ter o suporte e apoio de uma empresa com expertise em comércio eletrônico para auxiliar no que for preciso.
    A tendência é que cada vez mais empreendedores estejam presentes na internet comercializando seu produto e serviço, mas não serão todos que vão sobreviver nesse mercado.

  2. Pingback: Saiba quais são as marcas mais influentes para a Geração Y | Tudo sobre Marketing Digital

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