Fan Pages no Facebook, a nova febre entre as empresas

O Facebook é atualmente o ponto alto no meio digital. Todo dia aparecem novidades nessa que é a maior rede social do mundo, sejam elas novos jogos ou novos aplicativos que complementem a interatividade, o que a torna incrivelmente agradável e a nova queridinha dos internautas mais fanáticos. Sendo assim, as empresas e as agências descobriram um novo método de conquistar seus clientes utilizando o Facebook: por meio das chamadas Fan Pages.

As Fan Pages nada mais são do que páginas personalizadas criadas para as pessoas “Curtirem”. É possível implementar essas páginas com conteúdos exclusivos, abas interativas e tudo o que as linguagens de programação hoje em dia podem fornecer. Ao decidir criar uma Fan Page, esteja certo de que ela poderá servir para disseminar informações sobre produtos e serviços, publicar promoções e estimular vendas, criar concursos e novidades sobre campanhas e, obviamente, promover conteúdo multimídia entre os diferentes canais digitais onde a marca está presente. Esta plataforma tem características bem atrativas: é uma ferramenta viral em potencial que permite customização e dissemina conteúdos criados em favor da marca para reforçar a interação com os fãs e estreitar o relacionamento com os consumidores mais fiéis.

A disseminação de conteúdo e a customização de seções podem ser de grande valia para maximizar o alcance do conteúdo gerado por formadores de opinião da marca em uma seção específica da Fan Page. As áreas personalizadas proporcionarão interações diferenciadas em campanhas e concursos em andamento, além de espalhar notas sobre as soluções oferecidas pela marca, fazendo uma ligação direta com o site oficial, para que o tráfego seja otimizado.

E quais são os fatores de sucesso para se usar esta plataforma? O conteúdo deve ser postado com freqüência para que a informação permaneça atualizada, atrativa e relevante. É preciso estar pronto para receber e tratar feedbacks negativos e estar sempre alerta para novidades e tendências a serem implantadas, com a finalidade de manter o canal em constante evolução e atualização. A relevância é fundamental e, portanto, construir um canal rico em informações, que tenham conexão direta com conteúdos de todos os outros canais digitais e offline é essencial para quem já tem uma Fan Page ou deseja ter uma.

O aspecto viral talvez seja um dos mais importantes. Portanto, de acordo com cada campanha, é possível criar aplicações para esta rede social que servirá de base para competições virais, permitindo aos participantes desafiar os seus amigos e interagir com a sua rede de contatos. Muita gente por aí anda criando Fan Pages pelo simples fato de criar, sem entender ou explorar o potencial da ferramenta. O fato é que, se bem feita e administrada, ela pode ser uma excelente ferramenta de marketing e tornar sua marca mais admirada.

Veja alguns Exemplos de Fan Pages de Sucesso:

Anúncios
This entry was posted in Fan Pages no Facebook by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

9 thoughts on “Fan Pages no Facebook, a nova febre entre as empresas

    • Que bom que gostou. Esperamos que encontre outras matérias relevantes no blog e continue nos enviando seu feedback 😉

  1. Realmente, achei muito útil para casos como o meu de querer saber o que é e em que nos pode ser rentável tal fanpage. Vou observar os exemplos já feitos (do gorila e bolsourbano) para ver como ficou e aprender mais com eles e vocês daqui!
    tenho uma banca de estudos para o concurso de tradutor público. Somente que abri diversas outras possibilidade (cursos, ofertas de empregos, sorteios, ensino online de graça, dicas de sites e livros). Daí, queria saber como fazer isto realmente andar. Somos lá 216. A maioria do meu Estado. Outros são do Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro.

    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s