O poder feminino: 10 Coisas que fazem as mulheres comprarem mais pela internet

 

Há alguns meses, as mulheres ultrapassaram os homens no volume e participação de compras pela internet brasileira. Tal mudança abriu portas para a expansão e crescimento de categorias como a de moda, acessórios, beleza, saúde e estética no meio digital. o público feminino ainda não supera o ticket médio do masculino, visto que os homens gastam mais em produtos eletrônicos e acessórios de informática. Entretanto, a quantidade de pequenas compras realizadas pelas mulheres é consideravelmente maior e quando atraídas pela marca, tornam-se fiéis compradoras de uma forma quase religiosa.

Mas o que faz o público feminino comprar tanto pela internet? O que uma loja virtual deve fazer para atrair a atenção desse enorme público? Um estudo realizado por instrutores da E-Commerce School apontou dez dos principais fatores que atraem as mulheres e levam-nas às compras virtuais:

1. Venda sonhos: Grande parte das mulheres se espelham em ícones populares. A roupa do personagem da novela ou do filme do momento, aquilo que “está na moda” ou que “está todo mundo usando” devem estar na vitrine da loja virtual que quer agradar esse público. Como descobrir isso? Ninguém mais antenado do que os jornalistas. Acompanhar novidades do segmento de moda é extremamente importante.

2. Produtos que Apaixonam: Algumas categorias se destacam no gosto feminino. Mulheres amam principalmente sapatos e bolsas, mas também compram online artigos de beleza e estética. Se os produtos despertam um interesse forte no público feminino, nada poderá impedi-las de comprá-los.

O produto em si é importante, mas boas imagens e descrições ajudam a despertar paixão. Mostre detalhes dos produtos pois eles podem fazer toda a diferença. Publicar depoimentos de outras consumidoras apaixonadas também é uma grande sacada, afinal a experiência de compra compartilhada gera maior confiança.

3. Produtos Pouco Acessíveis:
É interessante incluir no mix de produtos artefatos difíceis de se encontrar em lojas de rua ou shopping, como artigos importados, grifes e utensílios inusitados. Tinturas para cabelos, perfumes e maquiagens são os produtos preferidos! Por isso é importante manter um bom relacionamento com fornecedores buscando agregar um leque diversificado de produtos que poderão ampliar a margem de lucro da loja virtual.

4. Novidades: Quando o público feminino encontra algo pioneiro, ou que quase nenhuma outra pessoa possui, adquire o produto na hora. A internet é o lugar perfeito para isso. Navegue em sites e portais femininos, acompanhe atentamente o que elas dizem nas redes sociais e fóruns e sempre que tiver a oportunidade, coloque um produto exclusivo ou inusitado no catálogo de vendas.

5. Promoções: Ofertas e descontos não funcionam somente com o público feminino. Esse tipo de estratégia aumenta as vendas para qualquer sexo ou idade por estar embutida na cultura dos brasileiros. Entretanto, o impacto de um desconto em um vestido ou maquiagem é muito maior. Alguns artigos femininos costumam ser bastante caros e todo desconto é benvindo.

6. Combos de Ofertas: Uma oferta pode ser muito boa, mas duas ofertas juntas é muito melhor! Promoções do tipo “compre um e leve dois” ou compras conjuntas do tipo “compre uma calça e ganhe um cinto” são extremamente funcionais. Essa é uma das melhores jogadas para quem vende produtos femininos. Se elas sentirem que por comprar algo, podem ser beneficiadas com um brinde, vão comprar sem pensar muito.

7. Tornar os Produtos Indispensáveis: Alguns produtos não possuem um potencial de vendas muito grande, e muitas vezes pode ser completamente supérfluo. Porém, a descrição de sua utilidade pode ser trabalhada para transmitir a impressão de necessário. Termos como “você precisa ter um” atraem a atenção das mulheres que muitas vezes compram por impulso em função de tal informação.

8. Venda Praticidade: Os produtos devem facilitar a vida das compradoras. Nesse caso, mais uma vez, torna-se importante abusar do uso de imagens mostrando o maior número de detalhes que for possível. Assim, não sobrarão dúvidas e a conclusão da compra acontece de forma mais rápida.

9. Facilidade de Pagamento: O parcelamento é uma ferramenta quase essencial quando se trata do público feminino. Quanto mais parcelas a loja virtual oferece, maiores são as chances de comprarem. Lojas que parcelam em boletos e cheques podem garantir ainda mais consumidoras! O público feminino muitas vezes sente culpa na hora de realizar compras ao verificar o valor total da aquisição. As pequenas parcelas aliviam essa culpa.

10. Rapidez: Outra dica que funciona para todos os tipos de público. A compra deve acontecer rapidamente. Se houverem muitas páginas durante o processo de pagamento, as chances da consumidora abandonar o carrinho são grandes. Portanto, evitar ao máximo processos desnecessários é extremamente importante.

Você já fez um teste de usabilidade em sua loja virtual? É interessante solicitar que diferentes mulheres, de diferentes idades, façam uma tour pela loja virtual. Nesse processo, é possível identificar problemas e resolvê-los rapidamente.

 

Fonte da imagem: Sofiemoulin

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About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

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