Porque os consumidores param de acompanhar sua marca nas redes sociais e feeds?

A ExactTarget realizou uma pesquisa para descobrir os principais motivos que levam os consumidores a parar de acompanhar marcas no meio digital. Divulgada na semana passada, a pesquisa intitulada “The Social Break-Up” estudou mais de 1.500 consumidores. A análise explorou as opções de “unlike” (Facebook), “unfollow” (Twitter), além da opção de exclusão de listas de e-mail marketing. Veja alguns dos dados interessantes que apareceram durante o estudo e ajudaram a entender os resultados:

– 91% dos consumidores se desligaram de formulários opt-in (serviços de e-mail marketing);

– 77% dos consumidores reportaram uma mudança de hábito em relação ao fornecimento de seus e-mails pessoais a empresas (divulgam menos em relação ao ano anterior);

– 81% dos consumidores optou por “unlike/desfazer/parar de seguir” em relação a páginas corporativas no Facebook;

– 71% dos consumidores reportou que o critério de seleção para “curtir” uma página no Facebook é mais apurado esse ano do que no ano passado;

– 51% dos consumidores acredita que a opção “like/curtir” dá resultados diretos na comunicação de marketing de uma empresa, enquanto 40% crê no contrário;

– 41% dos consumidores optou por “unfollow/deixar de seguir” alguma empresa no Twitter.

Uma margem de 95% dos consumidores americanos utilizam e-mail, sendo que 93% deles está inscrito em pelo menos um mailing, recebendo no mínimo um e-mail por dia. Em relação ao Twitter e Facebook, a pesquisa revela que 65% dos americanos estão conectados às plataformas e que 9% deles são “twitteiros” ativos.

Para esclarecer as principais razões que os consumidores defendem para abandonar um mailing e deixar de seguir/curtir uma marca nas redes sociais o Tudo Sobre Marketing Digital preparou uma apresentação interativa com os dados. Confira a pesquisa da ExactTarget na íntegra:

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