Você sabe qual é a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?

Os termos “redes sociais” e “mídias sociais” fazem parte do topo da pirâmide dos mais comentados nos últimos anos. Mas, você sabe o que cada um deles significa? Ou os termos são na verdade a mesma coisa?

Na realidade, as mídias sociais podem ser definidas como um sistema ou veículo, enquanto as redes sociais são uma das ferramentas dentro desse nicho. Ok, vamos definir e exemplificar para ficar mais fácil!

Mídias Sociais:

Mídia, em latim, significa MEIO. Portanto, podemos traduzir as mídias sociais como um meio onde existem maneiras de se transmitir ou compartilhar informações ONLINE. Dentro do grupo, existe a oportunidade de se criar e distribuir à vontade, traduzido na popular expressão “de muitos para muitos”. Dentro das mídias sociais temos diversas ferramentas e possibilidades. Alguns exemplos são: videologs, mensagens instantâneas, e-mail, compartilhame

nto de arquivos multimídia, VoIP e as redes sociais.

Redes Sociais:

Como vimos acima, as redes sociais são uma das ferramentas existentes dentro das mídias sociais. Podemos definir as redes como grupos de pessoas com interesses em comum, que se conectam e relacionam. A união de grupos de pessoas nas redes forma o que chamamos de comunidade. A comunicação nesse caso funciona em círculos, já que as pessoas se unem em prol de um tópico, interesse pessoal ou atmosfera e os pontos de vista e compartilhamento tornam todos emissores e receptores.

O relacionamento também pode ser uma definição de foco das redes sociais, visto que é a base inicial e ao mesmo tempo final entre os conectados. A principal característica positiva em relação a essa conexão é que os relacionamentos acontecem de forma horizontal dentro das redes, não existem níveis hierárquicos.
As redes ainda podem se dividir em diferentes categorias, como por exemplo: redes de relacionamentos, políticas, comunitárias e profissionais. Alguns exemplos de redes sociais são: Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, LinkedIn, Formspring, entre muitas outras.

Anúncios
This entry was posted in Internet Móvel, Redes Sociais and tagged , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

One thought on “Você sabe qual é a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?

  1. Pingback: Quais as habilidades que um gerente de mídias sociais precisa ter? « Tudo sobre Marketing Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s