Quais as habilidades que um gerente de mídias sociais precisa ter?

Com a revolução digital e a rápida aceitação e inserção do meio na vida de todos, novas oportunidades de trabalho surgiram. É evidente que a demanda de diferentes cargos relacionados a esse meio só tende a crescer. Trabalhos que antes não existiam e nem eram imaginados surgem a cada dia. São exemplos, os webdesigners, gerentes de e-commerce, analistas de métricas e gerentes de mídias sociais.

Um dos conflitos principais quando se trata de profissionais do meio digital é a formação. Não existe nenhuma faculdade que possua uma graduação voltada para profissionais dessa área. Os cursos técnicos e especializações podem esclarecer bastante coisa mas muitas vezes não são o suficiente.

Vamos focar hoje na análise de aperfeiçoamento do gerente de mídias sociais. Porque? Bem, como todos os outros cargos citados acima, temos o gerente de mídias sociais hoje como um profissional necessário para todos os tipos de negócio. A área expandiu muito e as vagas crescem a cada dia, já que as empresas são muitas vezes incapazes de condicionar seus funcionários a exercer a tarefa. Afinal, quais as habilidades que um gerente de mídias sociais precisa ter?

Em primeiro lugar, o profissional deve ser sociável e comunicativo. É importante que ele saiba se comunicar com clareza e seja um bom redator. Gírias e abreviações nem sempre são benvidas e por isso os jornalistas costumam se dar bem na área. A gestão de redes sociais precisa ser realizada por uma pessoa que tenha facilidade de se socializar com os outros, afinal, estará lidando com relacionamentos.

Outro fator importante é a presença digital. Um profissional que trabalha nesse meio deve ser pessoalmente antenado e gostar de participar do mundo digital. É por esse motivo que a maioria das empresas que procuram um gerente, consultam sua presença digital antes. Mas só isso não basta, uma vez exercendo o cargo, deve-se ficar sempre alerta para novidades e tendências. O mundo digital transforma-se e avança com muita rapidez, não se pode deixar as coisas passarem despercebidas.

Utilizar todos os meios e ferramentas ao seu alcance é um grande passo para o sucesso. O gerente de mídias sociais deve ser multiúso, acredite, você vai precisar! É necessário estar atento a todo o tempo e conciliar a execução de tarefas com a velocidade acelerada da chegada de informações.

O gerente de mídias sociais se relaciona com diversas divisões da empresa, como por exemplo atendimento, vendas e marketing. Por isso, é sempre bom manter a política de relacionamento, promovendo respeito em relação a opiniões diferente e durante as reuniões.

As análises fazem parte do dia-a-dia desse perfil de profissional. Por esse motivo é um diferencial ser analítico na hora de fazer relatórios, definir metas e interpretar dados. Lembrando que os resultados precisam ser apresentados de forma clara! Esse gancho pode ser interessante também para gerir as equipes e mantê-las em foco. Estimular os colegas e aprender a cobrar prazos e entregas são também características positivas para a área.

 

 

Fonte: Webinsider

This entry was posted in Redes Sociais and tagged , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s