Por que investir no atendimento on-line?

Com a expansão e concentração de diversos segmentos on-line, como o e-commerce por exemplo, os consumidores passaram a ser cada vez mais exigentes no momento de adquirir qualquer produto ou serviço on-line. Uma vez que diversos ramos passaram utilizar o meio digital e oferecer uma qualidade superior, o consumo exige uma demanda de atenção maior, principalmente no atendimento. Hoje, o Tudo Sobre Marketing Digital vai mostrar a importância de investir no atendimento on-line.

Em primeiro lugar, tenha em mente que o consumidor precisa sentir-se único quando é atendido, generalizações e as respostas “coletivas” não são uma boa pedida. Personalize sempre.

 

No momento de investir é sempre bom considerar:

1. Automatização de ferramentas e redução no custo: invista em ferramentas automatizadas para o atendimento, isso evitará que o consumidor busque por outros recursos (como o telefone por exemplo) e diminuirá o número de funcionários físicos que você terá que contratar. Outro ponto forte é a rapidez na resposta.

2. Personalização: A personalização do atendimento gerará um acréscimo de vendas on-line. O atendimento pode ser feito de forma a responder perguntas específicas e possíveis dúvidas referentes a um produto ou serviço na plataforma on-line, impulsionando o consumidor a realizar a transação desejada naquele momento.

3. Mais qualidade no atendimento: A aplicação da tecnologia one to one, permite que o atendente concentre sua atenção nos consumidores (um por um) e desenvolva um atendimento de alto nível. Por mais que essa tática demande uma contratação maior de atendentes, a satisfação do cliente e a fidelização são muito mais fortes. É sempre bom lembrar que clientes satisfeitos compram novamente e até mesmo divulgam o bom atendimento.

Em estudo realizado pela Forrester Research, constatou-se que clientes com experiências positivas em relação a uma marca ou serviço tendem a ser mais fiéis, evitar a concorrência e recomendar a empresa.

4. Relatórios: Os relatórios são ferramentas fundamentais para entender o comportamento dos clientes. Investir nos relatórios on-line se faz necessário, pois a partir do momento em que se entende o consumidor e suas expectativas, pode-se melhorar e adaptar o conteúdo on-line, gerando conversão em vendas.

5. Tecnologia inteligente: No momento de adquirir softwares/ferramentas capazes de interpretar perguntas, opte pelas inteligentes e naturais. Elas facilitarão no encaminhamento de questões sobre o mesmo assunto e tornarão o atendimento mais rápido. 😉

Você investe em atendimento on-line? Conte suas experiências nos comentários!

Fonte: Mundo do Marketing

Anúncios
This entry was posted in Ferramentas de marketing digital, Investimentos em Marketing Digital and tagged , , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

One thought on “Por que investir no atendimento on-line?

  1. Legal as dicas.
    O atendimento online contribui muito para o e-commerce. Trabalho na Neomerkato, empresa de e-commerce há 10 anos, e recentemente recebemos o selo RA1000 do site Reclame Aqui, pela excelência no atendimento ao cliente. A equipe de pós venda atende através de emails com códigos de referência e as vendas possuem um suporte do chat dando ao cliente um atendimento personalizado.
    Só é preciso que a empresa tenha de fato ciência da importância da qualidade do atendimento e faça o possível para que esteja entre as melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s