Facebook testa anúncios em tempo real

Pela primeira vez desde sua criação, o Facebook passou a testar a postagem de anúncios em tempo real. O experimento está sendo feito para 1% dos usuários, o que totaliza algo em torno de 6 milhões de perfis no mundo.

Até então o Facebook disponibilizava a parte de anúncios em barra lateral e por CPC. Ao que tudo indica, o novo modelo permitirá que as postagens dos usuários sejam tagueadas e que as palavras chave transformem-se em links para cupons e páginas.

Um exemplo: Se você escreveu em seu mural “Que vontade de comer um taco!”, a palavra taco será tagueada pela empresa responsável pelo anúncio e você poderá receber um cupom ou um alerta em banner relacionado à promoções em um restaurante mexicano.

De acordo com informações do próprio Facebook, o novo modelo promete ser inteligente e decifrar vontades e oportunidades para que um anunciante seja indicado no momento de uma conversa entre usuários. Brilhante, não?

No entanto, vale ressaltar que a complexidade algorítmica necessária para que esse tipo de inserção publicitária dê certo esta um pouco longe de ser implementada e que esta é a principal questão do Facebook neste momento.

Importante ressaltar também que esse tagueamento permitirá às marcas uma maior especificação do target já que uma vez que assuntos como “vou ter um bebê”, “corri na maratona” ou “fui a copa do mundo” não necessitam que os usuários curtam páginas referentes a eles. Uma pessoa que indicou a corrida em maratonas torna-se automaticamente parte do target da Adidas assim como o visitante da copa do mundo, enquanto uma grávida torna-se target da Alô Bebê por exemplo.

Em pesquisa do EMarketer estimou-se que o Facebook vendeu $1.86 bilhões de ads em 2010 e que 60% das vendas foram feitas via “self service”, ou seja, diretamente pelas ferramentas de “targeting” Facebook.

O Facebook declarou que os testes continuarão e não possuem data para término, mas o porta voz negou-se a discutir mais a respeito desse assunto e dos resultados obtidos até o momento.

E você, o que acha da nova ferramenta e da forma com que os usuários poderão ser mapeados? Compartilhe conosco as suas impressões!

Fonte: Ad Age

2 thoughts on “Facebook testa anúncios em tempo real

  1. Pingback: Facebook testa anúncios em tempo real « Tudo sobre Marketing Digital | Midia Social

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s