Ao que tudo indica o Google não só entendeu o sucesso do botão “curtir” no Facebook, como também aderiu à ferramenta. O gigante de buscas promete adicionar o botão com o intuito de viralizar as notícias e buscas tanto quanto o Facebook.
Foi partindo do conceito de sucesso da rede social que o Google criou o botão “+1”. Com o nome fácil de entender e sem necessidade de traduções, o botão indica exatamente sua função: “indicar para mais um”, partindo do conceito de que indicando links para um amigo a mais, a rede é tecida.
O botão foi implementado em fase teste durante a semana passada e ao que tudo indica estará em breve disponível para todos os internautas que utilizam a plataforma Google.
De acorro com o Google, essa ação visa tornar “sua aprovação pública”, já que ao favoritar uma notícia, busca ou link, o conteúdo ficará disponível em seu perfil do Google, tornando suas páginas preferidas públicas aos olhos dos seus amigos.
Veja o exemplo abaixo:
A nova ferramenta parece bastante promissora, já que poderá ajudar a definir os perfis de cada usuário, melhorando as informações de target para a implementação de anúncios. O botão “curtir” do Facebook já está instalado em mais de 2 milhões de sites, e o “+1” promete fazer o mesmo, ou ainda melhor.
O Adwords e AdSense são ferramentas de publicidade utilizadas dentro de blogs e provavelmente o botão estará conectado a estas plataformas, permitindo que os usuários recomendem o “+1 ad” de acordo com seus interesses pessoais e do Blog.
O novo conceito em viralização pode ser melhor ilustrado no vídeo explicativo do Google:
O que você pensa a respeito dessa nova ferramenta? Ela atingirá o mesmo alcance do botão “curtir” do Facebook? Deixe suas impressões!
Fonte: Mashable
Pingback: Botão do Google em fase de testes parece querer roubar o lugar do … | Follow News
Na verdade este botão é bem diferente do Like do facebook. Ele está mais próximo de um botão “COMPARTILHAR”.
Em relação ao alcance: Considerando que mais pessoas no mundo usam GMail, YouTube, busca do Google e etc, com certeza esse botão terá um alcance maior.
O Facebook tem bem menos de 1 bilhão de pessoas ainda…. Deve ter algo como 600 milhões, bem menor que a base de pessoas no planeta que usam Google.
É importante saltar que Facebook e Google não são concorrentes… São empresas diferentes no mercado com muitas semelhanças.
Agora…. se a Microsoft lançar um botão desses complica…
Leandro
A referência ao botão “Like” do Facebook é pela essência por trás dos dois, já que ambos partem da satisfação que seus conhecidos demonstraram frente a informação. O botão combinado ao novo método de search do Google (https://tudosobremarketingdigital.wordpress.com/2011/05/31/google-expande-recursos-de-busca-em-redes-sociais/) podem representar um novo nível de interatividade e relevância nos resultados das buscas. Nesse ponto, o Google e o Facebook podem se complementar em pról dos usuários.
Pingback: Você sabe o que é serviço em “nuvem”? | Tudo sobre Marketing Digital
Pingback: Google expande recursos de busca em redes sociais | Tudo sobre Marketing Digital