A Web começa a se despedir

A matéria publicada na revista Wired, por Chris Anderson e Michael Wolff, com o título “The Web Is Dead. Long Live the Internet” (“A Web Está Morta. Vida Longa a Internet”) é um debate interessante e que normalmente esta na pautas dos meios de comunicação.

Anderson e Wolf discutem o possível oligopólio das grandes dominadoras das novas ferramentas tecnológicas. Google, Apple, Facebook, Twitter e outros. Em seguida, a dependência dos aplicativos criados, patenteados e disseminados por essas grandes corporações da Internet.

”You’ve spent the day on the Internet — but not on the Web” (Você passa o dia na Internet – mas não na Web). A “rede” (web) como realmente é, tem sido pouco explorada pelos internautas.

Duas décadas depois de nascer, a World Wide Web já enfrenta um declínio. Isso pode ser culpa dos aplicativos criados para direcionar a atenção do usuário para vídeos e redes sociais, por exemplo. Quanto mais simples os aplicativos, menos os usuários terão que procurar na rede a informação. O internauta navega menos, acessa quase sempre os mesmos conteúdos e usa a web de maneira mais estática (a tela chega ao usuário, não ele que vai até ela).

Essa possível “morte” da web não significa o fim da rede mundial. Anderson mostra que essa é uma tendência do mercado capitalista, onde o que gera retorno continua e o que está estagnado retrocede ou acaba.

Mas calma, ainda não é o fim da web e dos navegadores como os conhecemos. Os aplicativos criados para iPhone, por exemplo, são dispositivos pós-html, que não precisam do navegador para acessar esse ou aquele site. A interatividade ao utilizarmos os aplicativos para desktop, smartphones e tablets é maior, mas ainda navegaremos na web por um bom tempo.

Fonte: Wired

This entry was posted in Tendências da Internet and tagged , , , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

5 thoughts on “A Web começa a se despedir

  1. Eu acredito que a internet livre sobreviverá a esta tentativa de fecharem a cerca aos conteúdos grauitos. Essa tentativa já aconteceu várias vezes, especialmente nos EUA, desde a época da Aol e Compuserve, de fazer uma cerca em volta do seu conteúdo pago. Lá fora são chamados “walled gardens”. A tradução literal seria jardins com cercas. Autalmente estão tentando fazer isso de maneira mais a agressiva, a Apple com seu marketplace de aplicativos e o Facebook. O problema é que estas empresas controlam o conteúdo que o usuário pode ver. No meu ponto de vista isso fere o princípio básico da rede, que é permitir conexão livre entre pessoas, conteúdos e opniões. Abaixo os jardins com cerca.

  2. Pingback: Notificações de vulnerabilidade na Web aumentam no 1º trimestre de 2011 | Tudo sobre Marketing Digital

  3. Pingback: Tablets ficarão 30% mais baratos no Brasil | Tudo sobre Marketing Digital

  4. Pingback: Você sabe o que é serviço em “nuvem”? | Tudo sobre Marketing Digital

  5. Pingback: Exército americano usa as redes sociais para recrutar jovens | Tudo sobre Marketing Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s