Notificações de vulnerabilidade na Web aumentam no 1º trimestre de 2011

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) publicou uma pesquisa que registrou quase 91 mil notificações de segurança somente no primeiro trimestre de 2011. O número é o dobro em relação ao trimestre anterior e três vezes maior que o número de relatos recebidos no mesmo período em 2010.

Os dados, obtidos através de informações enviadas por administradores de redes e usuários de internet, mostram que as notificações relacionadas a tentativas de fraude tiveram crescimento de 45,8% em relação ao trimestre anterior e de 23,6% quando comparados ao mesmo período do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2010, o número de notificações de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico subiu 73,4% e 134,4%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2010.

Quanto às notificações do clássico “Cavalo de Tróia” (que atualmente representam 45,5% das notificações de tentativas de fraude), o número de incidentes de segurança reportados caiu 19,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Os ataques exploram as vulnerabilidades em aplicações Web para hospedar falsas páginas em sites de bancos, por exemplo. Os ataques mais usados são cavalos de Tróia, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spams ou scams.

Ainda segundo o estudo do CERT.br, a maior parte das reclamações foram de computadores identificados no Brasil, que tentaram identificar relays abertos fora do país, tentando enviar spam posteriormente.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25929&sid=18

This entry was posted in Segurança na Internet, Tendências da Internet and tagged , , , , by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

3 thoughts on “Notificações de vulnerabilidade na Web aumentam no 1º trimestre de 2011

    • Esperamos lhe ajudar com as novas tendências de marketing digital, sempre compartilhando os conteúdos que achamos mais relevantes 😉
      Qualquer dúvida, estamos sempre disponíveis aqui no blog, no Facebook (www.facebook.com/mfwebmarketing) ou no Twitter (www.twitter.com/mfwebmarketing). Não deixe de nos procurar e tentaremos ajudar.

  1. Pingback: Spam diminui 82% no último ano | Tudo sobre Marketing Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s