Marketing digital no Brasil

Com o crescimento da inclusão digital no Brasil, mais de 80 milhões de internautas passaram a frequentar e consumir os serviços da web.

Se compararmos os anos de 2010 e 2009, observamos o aumento de 40% de e-commerce. Porém, as empresas investiram apenas 10% em marketing digital.

A revista Exame.com publicou algumas dicas para pequenas e médias empresas investirem no marketing digital:

– e-commerce: cada vez mais acessíveis, as plataformas de e-commerce são ambientes seguros e com vários recursos para administração, controle de estoque, vendas e formas de pagamento. Ainda existem alguns desafios para as empresas de e-commerce, como atendimento, logística (entrega, devolução e troca de mercadoria) e segmentação.

– Publicidade online: quanto mais as empresas intensificarem sua atuação na internet, maior será a concorrência para a atenção dos consumidores e clientes. Destaca-se no mercado a empresa que tiver a melhor publicidade, o que exige investimentos para aprimorar o trabalho. Não significa necessariamente aumentar a verba, mas atuar de forma diferenciada para destacar a empresa. Para isso, é preciso buscar formas criativas de utilizar ferramentas tradicionais, como links patrocinados, otimização e e-mail marketing, e avaliar o investimento em sites de compra coletiva e programa de afiliados.

– Redes sociais: atuar nas redes e mídias sociais já é quesito obrigatório. Elas têm grande abrangência entre os internautas e são extremamente importantes nas decisões de compra. Mas não basta criar o perfil da marca, é preciso firmar a identidade que dialogue com as outras mídias e faça da imagem uma unidade. Conheça seu público-alvo e a forma como ele interage em cada rede social.

– Tendência: na internet, as novas tecnologias surgem a todo momento. Algumas crescem aos poucos, porém outras se tornam grandes fenômentos rapidamente. Em 2011, o destaque é o mobile marketing, que acompanha a popularização dos smartphones com conexão à internet, do iPad e tablets.

Fonte: Com informações da Exame.com e Marketing nas IES


2 thoughts on “Marketing digital no Brasil

  1. Um artigo bastante interessante. O marketing digital veio revolucionar a forma como as pessoas e as empresas comunicam entre si. As empresas que tenham uma estratégia de marketing digital bem definida obterão vantagem competitiva perante as outras empresas. Contudo marketing digital não significa apenas “estar na web”, “estar no Facebook”, etc. As empresas devem “Posicionar-se na Web de forma competitiva e profissional para obterem resultados. Para mais informações sobre serviços de marketing digital visitem o site da Polpa Web Marketing – Agência de Marketing Digital. http://www.polpawebmarketing.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s