Quatro habilidades que editores humanos fazem melhor que os algoritmos (ainda)!

Os algoritmos estão cada vez mais poderosos, conseguindo quase ultrapassar as habilidades humanas. Quase, pois isso ainda não é possível, uma vez que as habilidades humanas ainda conseguem superar as habilidades dos sistemas. Veja quatro habilidades que os editores humanos ainda fazem melhor do que as máquinas.

Antecipação. Como é possível constatar, os algoritmos de sites como Technorati e MediaGazer são muito bons em descobrir o que a internet está abordando no momento. Porém, eles não são nada bons em prever o que vai estar “em alta” amanhã. A inteligência artificial ainda não consegue detectar que hoje a notícia é o Obama no Oriente Médio, mas amanhã isso não estará mais no dia dia das pessoas.

Panorama geral. Um jornal faz um trabalho pesado e eficiente para colocar em sua primeira página os principais assuntos do dia de maneira organizada e que faça sentido. Ou seja, a primeira página tem um sentido, uma representatividade, a primeira página é um mapa do mundo de notícias. Os algoritmos não conseguem essa eficiência, pois você recebe as notícias que mais te interessam, mas sem identificar uma relação em todas elas.

Importância social. Um estudo recente descobriu que as notícias sobre a Apple são mais procuradas no Google do que as notícias sobre o Afeganistão. Para os algoritmos isso é um sufoco, uma vez que as pessoas clicam mais nas notícias sobre a Apple, mascarando os problemas do mundo. Talvez seja hora do Facebook colocar um botão de “importante” ao lado do botão “curtir”.

Emparelhamento. A grande mídia possui a habilidade de integrar e misturar as notícias, colocando-as em um contexto único e de fácil compreensão. Já os algoritmos são muito desajeitados em relação a essa organização e integração, pois não têm um senso para julgar quais notícias e histórias devem seguir juntas, formando um contexto coerente.

Fonte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s