A decisão de compra do consumidor pode estar na web


Segundo o estudo Digital Life, realizado pela multinacional de pesquisas TNS, 45% dos brasileiros confiam no que seus amigos escrevem sobre marcas nas redes sociais. A pesquisa, que analisa o comportamento dos e-consumidores, indica que 32% desses usuários consideram relevante mesmo a opinião de consumidores desconhecidos.

A pesquisa revela ainda que 47% dos entrevistados já postaram comentários sobre marcas na internet, dentre os quais, 44% colocam o interessante em ajudar outros consumidores como principal motivação para esses comentários. O desejo de compartilhar informações corresponde a 31% dos entrevistados, enquanto 13% quiseram elogiar as marcas e 12% fizeram algum tipo de reclamação.

O Digital Life mostra que os consumidores brasileiros utilizam mais fontes de informação online do que offline, médias de 2,9 e 1,9 fontes, respectivamente. Segundo Juan Londono, responsável pelo Digital Life na América Latina, as empresas precisam mapear quem são os consumidores mais influentes dos mercados nos quais atuam e esforçar-se para encorajá-los. “Por outro lado, elas não devem negligenciar seus canais de geração de conteúdos, como website e canais do Youtube, entre outros, pois essas continuam como as fontes de informação mais consultadas. O desafio está em entender como criar links pertinentes entre ambos os tipos de conteúdos”, afirma Londono.

A TNS entrevistou duas mil pessoas no Brasil, e globalmente incluiu aproximadamente 71 mil entrevistas em 60 países.

Fonte: ProXXIma

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