O poder da internet – rede pode se tornar uma central de vigilância do governo

Muito se fala sobre sobre o avanço tecnológico e os diversos benefícios que ele traz, mas um estudo publicado pelo Brookings (instituto independente de pesquisas, dos Estados Unidos) trouxe a tona um tema muito polêmico ao mostrar que, em breve, a internet pode tornar-se uma central de vigilância do governo.

A previsão já foi tema do filme 1984, baseado no livro escrito por Geoge Orwall, em que o governo possui formas de vigiar todos os passos dos cidadãos, que nunca conseguem se livrar do “grande irmão”, que está de olho em tudo.

O estudo mostra que o preço de equipamentos eletrônicos vem caindo muito, e isso permite mais facilidade na adesão aos sistemas de vigilância total, e a internet é uma das formas mais simples disso acontecer.

O documento mostra ainda que o armazenamento de todas as conversas telefônicas de um país como a Síria, referente ao período de um ano, demandaria investimentos de 2,5 milhões de dólares, porém, se as quedas nos preços de tecnologias continuarem no ritmo atual, até 2016 o mesmo processo custaria apenas 250 mil dólares. Valor irrisório se comparado aos dias de hoje.

As câmeras de vigilância também sofreriam queda no valor. Hoje em dia, para armazenar as imagens capturadas por 500 mil dispositivos seria necessário investir 300 milhões de dólares, enquanto em 2020 é esperada a redução desse valor para 3 milhões de dólares.

Além desse estudo, um artigo publicado por um pesquisador da Universidade da Califórnia, mostra que governos totalitaristas avaliam a possibilidade de investir em tecnologias para captar todos os sons em locais públicos para coagir ações de rebeldes, e já cogita que mensagens de texto, ligações, interações em redes sociais e outras formas de comunicação já estejam sendo rastreadas em países com esse tipo de regime de governo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s