O SOPA e a liberdade na internet

O SOPA, Stop Online Piracy Act, é um projeto de lei que surgiu do esforço das indústrias fonográficas e de cinema americanas em retomar as vendas que perdem com o compartilhamento gratuito de seus produtos na internet.

A lei pretende bloquear o acesso a sites que comercializam conteúdo pirata, como músicas, filmes e livros, e também impedir empresas de pagamento de transferir dinheiro para seus donos, além de suspender imediatamente qualquer publicidade relacionada a eles. Dessa forma, ferramentas de busca teriam que apagar links para esses sites dos resultados e os provedores seriam obrigados e interromper o acesso.

Estamos ouvindo muito sobre o tema, especialmente nos últimos dias, e acompanhando uma série de sites anunciando protestos contra a lei, que acreditam que o SOPA é uma espécia de censura à internet. Vale ressaltar que, até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou-se contra os termos dessa lei.

No início da manhã de hoje, várias páginas saíram do ar deixando apenas mensagens de protesto disponíveis para quem as acessa, outras se manifestaram apenas espalhando mensagens sobre o evento.

Se você acessar hoje o site em inglês da Wikipedia, maior enciclopédia já construída, vai dar de cara com uma enorme tela preta, e as páginas estão todas redirecionando para a tela abaixo. Já nas página em português da enciclopédia, você encontra um banner bem visível no topo da página com a frase “A Wikipédia precisa que a internet permaneça livre”.

O gigante da internet também não ficou fora dos protestos. Ao acessar a página norte-americana do maior buscador do mundo, você se depara com uma tarja preta cobrindo o logo do Google e um link para mais explicações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s