Os perigos do acesso ao Wi-Fi público

Nos dias de hoje, muitas pessoas utilizam rede sem fio gratuita. Seja em shoppings, aeroportos ou restaurantes, a facilidade desse tipo de conexão atrai muito aqueles que sempre precisam usar a internet, seja para trabalho ou lazer.

No entanto, essa facilidade pode trazer perigosos efeitos colaterais para a privacidade de seus usuários. Isso acontece porque grande parte dos estabelecimentos que disponibilizam essa conectividade não se preocupa com a segurança dos dados das pessoas que usam o acesso, tornado os usuários alvos facéis de pessoas mal intencionadas.

Os ataques através das redes sem fio aparecem de diferentes formas, podendo ser executados até por pessoas sem muito conhecimento em informática

A maneira mais comum de conseguir dados alheios é criar uma rede Wi-Fi falsa, fazendo com que usuários desavisados se conectem a esse servisor e deixe informações importantes. É criada uma espécie de “página clonada” para que o usuário deposite suas informações, sem desconfiar de nada.

Há também um programa chamado Sniffer que intercepta pacotes de dados numa rede, capturando várias informações de diversos computadores de uma rede. Podem ser senhas, conversas ou arquivos baixados no computador.

No Windows e no Linus, os Sniffers são praticamente indectáveis e seus usuários têm muita dificuldade em encontrar esse dispositivo em seus computadores.

Para isso, não há outro caminho. Tenha cuidado e precavenha-se. Abaixo estão algumas dicas de como você deve fazer isso.

– Verifique se a rede sem fio é mesmo a rede oferecida pelo estabelecimento. Em locais como shoppings e aeroportos, qualquer um com um Laptop pode simular uma rede sem fio e criar uma rede duplicada. Vale a pena perguntar para o atendente qual é o nome da rede e conferir com aquela que você está tentando acessar.

– Desabilite os compartilhamentos de arquivos e impressoras, pois eles aumentam as portas abertas em seu computador.

– Verifique se o site realmente é o que parece.

– Digite a senha errada de propósito na primeira vez, se o site não der o erro que você está acostumado, desconfie.

– Evite fazer transações financeiras nesse tipo de ambiente.

– Se você realmente precisa utilizar a internet fora de casa, é recomendável a compra de um Modem 3G.

Fique atento aos seus dados e proteja-se!

Fonte

Fonte da imagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s