Brasil cai posição no ranking mundial dos países que mais enviam spam

O Brasil é o quinto colocado no ranking mundial de países que mais enviaram mensagens indesejadas (spams) nos últimos três meses de 2011, caindo três posições. A informação é do relatório divulgado nesta quarta (1º) pela AVG Technologies, empresa especializada em segurança.

O primeiro lugar ainda é dos Estados Unidos, detentor de praticamente metade dos spams enviados no mundo, ou seja 45,5%. O Reino Unido passou o Brasil e a Índia, segundo e terceiro lugares na lista passada, e agora está na segunda posição.

No entanto, o relatório liberado pela AVG não indica a razão pela qual o Reino Unido subiu de posição e o Brasil, por sua vez, caiu. O documento apenas relata que, depois da língua inglesa, o português é o idioma mais utilizado nas mensagens de spam, seguido da língua francesa, da língua alemã e da holandesa.

As páginas de internet que escondem códigos maliciosos, conhecidos como Blackhle toolkit, e que permitem a instalação de vários malwares foram as pragas digitais mais utilizadas neste período de análise. Em seguida, encontram-se links contaminados e falsos sites farmacêuticos, que são criados para parecerem legítimos e receberem pedidos online.

O mesmo relatório ainda indica o crescimento de aplicativos maliciosos para celulares, que tiverem 1 milhão de eventos detectados entre outubro e dezembro de 2011.

A chefe de tecnologia da AVG, Yuval Ben-Itzhak, comenta: “Os mesmos truques usados contra computadores estão sendo usados para os celulares. Mas como os celulares estão ligados a sistemas de cobrança, os ganhos podem ser maiores”.

O crescimento do uso de smartphones com sistema Android fez com que o desenvolvimento de pragas que infectam estes aparelhos também aumentasse. No mês de dezembro, 22 aplicativos foram removidos do Android Market. Cibercriminosos usam certificados digitais falsos para rotear informações do celular contaminado, coletando e enviando o maior números de dados do aparelho para um servidor remoto.

Vale ressaltar que, entre os domínios mais usados para envio de spam, estão o Facebook.com, Twitter.com e Gmail.com.

Fonte

Fonte da imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s