O nosso concurso cultural chegou ao fim, e recebemos um monte de ótimas idéias. Conforme prometemos, as melhores viraram este post. Gostaríamos de esclarecer que na seleção de idéias que se repetiram, o critério de seleção foi a ordem de postagem. Confiram agora os ganhadores dos ingressos para assistir ao filme “A Rede Social” e as idéias mais criativas 😉
Ferramenta que possibilite uma conversa audiovisual entre os usuários
Sugerido por Lori Moscatelli
A rede possibilita uma conversa simples via chat. Mas o que aconteceria se o Facebook adicionasse a opção de conversa via áudio ou vídeo?
A verdade é que os programas, aplicativos e redes que possibilitam uma integração de diversos recursos audiovisuais são cada vez mais comuns, e até onde nosso concurso chegou, podemos concluir que a repetição da sugestão dessa ferramenta é a prova que muitos usuários gostariam que o Facebook adicionasse em sua plataforma.
Quem sabe o Facebook não cede a pedidos como vimos anteriormente e passa a acatar idéias inovadoras para maior integração dos usuários? Vamos aguardar!
Fóruns com temas variados, permitindo discussão de assuntos como filmes e séries
Sugerido por Caca Coelho
Idéia muito interessante levando em consideração a falta de abertura para que os usuários discutam determinados tópicos de forma livre e pública. As páginas de filmes e empresas permitem a troca de informações, mas não existe uma organização por tópicos ou assuntos, deixando as conversas bagunçadas e sem ordem.
Os fóruns poderiam ser associados a páginas já existentes, por meio de uma aba opcional. Outra alternativa seria que a rede criasse um novo tipo de ferramenta, similar a uma página, mas que apresentasse uma interface de discussão.
Sugerido por Fernanda Nogarol
Novamente voltamos a idéia da integração de diversos recursos a uma mesma interface. Sabe-se que já é possível adicionar código HTML e links de páginas externas em abas específicas, permitindo, por exemplo, que uma banda coloque suas músicas em abas no Facebook.
A música via streaming seria uma ótima forma de diminuir os inúmeros programas que ficam abertos enquanto navegamos nas redes e na internet de forma geral.
O recurso poderia trazer também a facilidade de controlar a música que se está ouvindo e os eventuais vídeos que o usuário pode assistir na rede, cortando o volume da música enquanto se assiste o vídeo (recurso presente na plataforma MAC (Apple) em conjunto com Itunes e Youtube).
Separar atualizações pessoais das de aplicativos/games
sugerido por Elisa Maroca Fonseca
Com certeza, uma mudança de organização da rede envolvendo uma separação do pessoal/aplicativos e páginas ajudaria muito visualmente e também de forma funcional. Talvez esse recurso pudesse ser aplicado inicialmente ao News Feed, para separar os tipos de atualização de forma geral, e posteriormente nos perfis.
O que acontece muitas vezes é que a invasão das diversas postagens de games e aplicativos nos perfis confundem e causam uma certa desorganização na página do usuário, deixando sem paciência de procurar determinados tópicos ou comentários.
Atualizações em prol da organização visual e funcional são sempre queridas e benvindas pelos usuários 😉
Métricas e relatórios para mensurar atividades
Sugerido por Rafael Morawski
O Facebook apresenta uma interface que, até o momento, é bastante simples em relação a mensuração e métricas. Ambas as ferramentas seriam de grande importância para empresas e owners de páginas que têm interesse em saber qual o impacto de suas mensagens e quais assuntos interessam mais ou menos aos usuários e fãs.
Na semana passada, o Facebook disponibilizou pela primeira vez algumas métricas e informações bastante interessantes para os donos de páginas, informando o número de impressões (número que a mensagem foi visualizada) e o feedback de cada mensagem adicionada no mural. Veja uma imagem ilustrativa do recurso:
A equipe da Media Factory gostaria de agradecer a participação de todos e convidá-los a nos acompanhar também pelo nosso Twitter.
E, fiquem ligados! Em breve desafiaremos a criatividade de vocês novamente.
*Os ganhadores devem enviar um e-mail para marketing@mediafactory.com.br com NOME, ENDEREÇO COMPLETO E TELEFONE para o envio dos ingressos 😉
Parabéns aos vencedores! As idéias são excelentes!
Parabéns à Media Factory pelo desafio inteligente e dinâmico!!
Imagens em gif seria legal, animações funcionarem. Se bem que o orkut ficou um saco com um monte de banners de aniversário em gif. Mas como o público do face é outro quem sabe fica legal.
Pelo amor de Deus Rafael não dá essa idéia não! texto! somente texto! do jeito que está ta ótimo! O orkut acabou pra mim dps que colocaram aquelas animações ridiculas pior do que site de quem está aprendendo html. Orkut = Brega
Pingback: Como as métricas do Facebook gerarão impacto no E-commerce « Tudo sobre Marketing Digital