5 ferramentas que o Facebook AINDA não tem (e deveria ter!)

O nosso concurso cultural chegou ao fim, e recebemos um monte de ótimas idéias. Conforme prometemos, as melhores viraram este post. Gostaríamos de esclarecer que na seleção de idéias que se repetiram, o critério de seleção foi a ordem de postagem. Confiram agora os ganhadores dos ingressos para assistir ao filme “A Rede Social” e as idéias mais criativas 😉

Ferramenta que possibilite uma conversa audiovisual entre os usuários

Sugerido por Lori Moscatelli


A rede possibilita uma conversa simples via chat. Mas o que aconteceria se o Facebook adicionasse a opção de conversa via áudio ou vídeo?

A verdade é que os programas, aplicativos e redes que possibilitam uma integração de diversos recursos audiovisuais são cada vez mais comuns, e até onde nosso concurso chegou, podemos concluir que a repetição da sugestão dessa ferramenta é a prova que muitos usuários gostariam que o Facebook adicionasse em sua plataforma.

Quem sabe o Facebook não cede a pedidos como vimos anteriormente e passa a acatar idéias inovadoras para maior integração dos usuários? Vamos aguardar!

Fóruns com temas variados, permitindo discussão de assuntos como filmes e séries

Sugerido por Caca Coelho

Idéia muito interessante levando em consideração a falta de abertura para que os usuários discutam determinados tópicos de forma livre e pública. As páginas de filmes e empresas permitem a troca de informações, mas não existe uma organização por tópicos ou assuntos, deixando as conversas bagunçadas e sem ordem.

Os fóruns poderiam ser associados a páginas já existentes, por meio de uma aba opcional. Outra alternativa seria que a rede criasse um novo tipo de ferramenta, similar a uma página, mas que apresentasse uma interface de discussão.

Música via stream

Sugerido por Fernanda Nogarol

Novamente voltamos a idéia da integração de diversos recursos a uma mesma interface. Sabe-se que já é possível adicionar código HTML e links de páginas externas em abas específicas, permitindo, por exemplo, que uma banda coloque suas músicas em abas no Facebook.

A música via streaming seria uma ótima forma de diminuir os inúmeros programas que ficam abertos enquanto navegamos nas redes e na internet de forma geral.

O recurso poderia trazer também a facilidade de controlar a música que se está ouvindo e os eventuais vídeos que o usuário pode assistir na rede, cortando o volume da música enquanto se assiste o vídeo (recurso presente na plataforma MAC (Apple) em conjunto com Itunes e Youtube).

Separar atualizações pessoais das de aplicativos/games

sugerido por Elisa Maroca Fonseca

Com certeza, uma mudança de organização da rede envolvendo uma separação do pessoal/aplicativos e páginas ajudaria muito visualmente e também de forma funcional. Talvez esse recurso pudesse ser aplicado inicialmente ao News Feed, para separar os tipos de atualização de forma geral, e posteriormente nos perfis.

O que acontece muitas vezes é que a invasão das diversas postagens de games e aplicativos nos perfis confundem e causam uma certa desorganização na página do usuário, deixando sem paciência de procurar determinados tópicos ou comentários.

Atualizações em prol da organização visual e funcional são sempre queridas e benvindas pelos usuários 😉

Métricas e relatórios para mensurar atividades

Sugerido por Rafael Morawski

O Facebook apresenta uma interface que, até o momento, é bastante simples em relação a mensuração e métricas. Ambas as ferramentas seriam de grande importância para empresas e owners de páginas que têm interesse em saber qual o impacto de suas mensagens e quais assuntos interessam mais ou menos aos usuários e fãs.

Na semana passada, o Facebook disponibilizou pela primeira vez algumas métricas e informações bastante interessantes para os donos de páginas, informando o número de impressões (número que a mensagem foi visualizada) e o feedback de cada mensagem adicionada no mural. Veja uma imagem ilustrativa do recurso:

A equipe da Media Factory gostaria de agradecer a participação de todos e convidá-los a nos acompanhar também pelo nosso Twitter.

E, fiquem ligados! Em breve desafiaremos a criatividade de vocês novamente.

 

*Os ganhadores devem enviar um e-mail para marketing@mediafactory.com.br com NOME, ENDEREÇO COMPLETO E TELEFONE para o envio dos ingressos 😉

This entry was posted in Uncategorized by mediafactorydigital. Bookmark the permalink.

About mediafactorydigital

Sobre a Media Factory Com apenas três anos de atuação do mercado, a Media Factory, uma das pioneiras no conceito de marketing de performance, amplia sua operação e prevê crescimento recorde de 200% para 2011. Em 2010, a Media Factory uniu suas operações com o grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de mais de US$25 milhões em 2011, com um time global de mais de 100 especialistas situados em Paris, São Paulo e Los Angeles. Atualmente, a empresa possui unidades operacionais rentáveis na Argentina, Espanha e México. A empresa, que é uma das pioneiras no conceito one stop shop, tem como clientes a rede de supermercados Wal Mart, Compra Fácil, Onodera, Digitalks, MoIP Pagamentos, GE Money e Vivo.

4 respostas para ‘5 ferramentas que o Facebook AINDA não tem (e deveria ter!)

    • Pelo amor de Deus Rafael não dá essa idéia não! texto! somente texto! do jeito que está ta ótimo! O orkut acabou pra mim dps que colocaram aquelas animações ridiculas pior do que site de quem está aprendendo html. Orkut = Brega

  1. Pingback: Como as métricas do Facebook gerarão impacto no E-commerce « Tudo sobre Marketing Digital

Deixe um comentário