O futuro do QR Code

Os QR Codes já não são mais uma grande novidade, mas a aproximação e aprofundamento na utilização da ferramenta vem crescendo ao passar do tempo. Pode-se dizer que o QR Code pode ser sim uma das ferramentas preferidas do marketing social.

Para quem ainda não conhece, aí vai uma pequena explicação do que essa tecnologia se trata e para quais fins ela pode ser utilizada:

O QR Code apareceu em meados de 1994, quando foi inicialmente utilizado na indústria automobilística para rastear peças de veículos nas fábricas. A partir desse momento, foram feitas algumas mudanças para que o código fosse aplicado em outras indústrias, como por exemplo a comercial.

O código é lido por meio de aparelhos específicos ou telefone celular, a expressão utilizada para a leitura dos códigos é “mobile tagging” ou “social scanning”. A leitura do código a partir do celular pode ser feita a partir de aplicativos específicos que podem ser carregados da Internet, disponíveis em diversos modelos de telefone.

Para o Iphone e aparelhos com o sistema Android por exemplo, é possível utilizar o aplicativo SCVNGR, que engloba a leitura de código QR e sistema de geolocalização.

 

A utilização do QR Code no Japão é um exemplo do que pode acontecer em breve como resto do mundo. A ferramenta é utilizada em segmentos diversos, como o caso do chá da Coca-Cola. Veja as imagens ilustrativas:

 

A Coca-Cola lançou dois novos sabores de chá e utilizou o QR Code para distribuir amostras. Para faturar o prêmio, bastava fazer uma captura do código presente em anúncios (imagem 1) e reproduzí-lo em frente às câmeras das máquinas de venda da Coca-Cola ( imagem 2).

 

O QR Code permite o envio de diversos tipos de informação, como textos e imagens. Voltando ao Japão, existe uma utilização inovadora do código, aplicado a um blog, que permite o acesso apenas via leitura do QR. Você pode visitá-lo clicando aqui.

 

Por possuir uma forma de comunicação interativa e aplicação fácil em diversos pontos estratégicos, o QR Code parece bastante promissor para o marketing e já está sendo utilizado em inúmeros segmentos ao redor do mundo (confira no vídeo abaixo).

 

Fonte: Penn Olson

 

Pessoal, hoje é o último dia do nosso Concurso Cultural, não percam a chance de transformar suas idéias em pauta aqui no Blog e de concorrer a ingressos para o filme do Facebook!

CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

Deixe um comentário