Foi divulgado pelo E-bit que as vendas no comércio eletrônico brasileiro tiveram crescimento de 40% nesse 1º semestre do ano. Como mostram as pesquisas, os bens duráveis ocupam lugar de importância no e-commerce, como os eletrodomésticos, que estão na segunda posição do ranking. No 1º lugar estão os livros e assinaturas de revistas, e no 3º lugar os produtos de Saúde, Beleza e Medicamentos, seguidos de itens de informática.
Outro dado divulgado pela empresa é a compra influenciada pelas redes sociais que representa 0,5%. Apesar de pequeno , esse percentual está em grande crescimento nos últimos tempos. O varejo online tem previsão de fechar 2010 com média de R$14,3 bilhões em vendas, um crescimento de 35% a mais que no ano passado.
Estima-se que até o final do ano, 23 milhões de brasileiros terão feito ao menos uma compra online, e isso se deve ao crescimento da confiança que os internautas passaram a depositar nas lojas virtuais.
A internet porém possui outra importância dentro do varejo, o de pesquisa. Isso porque 90% dos entrevistados pelo E-bit afirmaram ter visitado uma loja online e “saído” sem comprar nada. As lojas virtuais são utilizadas como fonte de pesquisa de preços, já que o acesso é mais fácil e rápido, e o consumidor pode fazer comparações posteriores com lojas físicas.
Pingback: O test drive da Intel « Tudo sobre Marketing Digital